terça-feira, 8 de junho de 2010

Azureus Rising e a velha lenga-lenga: por que não fazer?

Antes de ler o que eu escrevi, deixe esse vídeo aí embaixo carregando. Demora um pouco, mas eu garanto que vale a pena. Se você tem conexão boa, pule essa etapa e vamos ao papo.


[link do vídeo]

Um amigo me passou esse vídeo pelo MSN com o seguinte comentário: "Olha que animação maneira! Acho que isso é um trailer de algum filme." Eu vi, achei (muito) legal e resolvi pesquisar um pouco. O vídeo se chama "Azureus Rising" e é uma espécie de test-drive para uma trilogia totalmente feita utilizando novos recursos de animação.

No YouTube a descrição do vídeo é essa:

"Azureus Rising is the proof-of-concept for an all new feature film trilogy. Azureus is the story of a young man who after escaping death and enduring a life changing journey - matures into a heroic freedom fighter. Azureus Rising is an epic tale of self discovery, obligation and love against all odds."

Enfim, se vai prá frente e vai realmente virar uma trilogia nos cinemas ou não, eu não sei. Só sei uma coisa depois de assistir o vídeo: com uma boa estória e um roteiro bem amarrado dá prá fazer boa coisa. O vídeo é muito legal! E aí é que vem o motivo do post: por que não usar animação prá fazer determinados filmes que estão ruins de sair do forno, hein?


Esse cara aí em cima é o sr. Guillermo del Toro. Até alguns dias atrás ele estava empenhado em levar para o cinema a adaptação do livro "O Hobbit", de J.R.R. Tolkien. Só que mesmo após a Warner entupir a burra de dinheiro com a trilogia SDA, os constantes atrasos na produção fizeram del Toro desistir do filme.

Ok, o dinheiro é dos executivos da Warner (e os "atrasos" acontecem por falta de grana, óbvio!) e eles fazem o que querem com a grana. Ignorem o fato de fãs da trilogia SDA terem feito um fanfilm DIGNO com pouquíssimos recursos e que ficou PORRETA! Outro exemplo: e o filme do Superman que tá enrolado, mesmo com o diretor Christopher Nolan (o mesmo que devolveu a dignidade cinematográfica ao Morcegão) ter, aparentemente, comprado a briga pro filme sair? A pergunta que eu quero fazer é a seguinte: não dava prá levar a estória pro cinema em uma animação bem feita?

Tá, eu sei... eu resolvi pular corda em um campo minado. Nada substituiria um Coringa como o Ledger, eu sei... nem uma atuação do Kevin Spacey como Lex Luthor (sim, prá mim ele mandou bem demais no Superman Returns, ok?), ou do Robert Downey Jr. como Tony Stark, só prá ficar em 3 exemplos. Mas eu não consigo imaginar como esses caras conseguem deixar de ganhar uma grana preta por detalhes imbecis!

Claro que você enquanto ator ou diretor quer mais é atuar ou dirigir bem um filme e principalmente, GANHAR BEM pelo trabalho, ainda mais em um filme que tem apelo popular, como é o caso dos filmes de super-heróis. O cara fica marcado pela atuação/direção, tanto boa quanto ruim (Joel Schumacher que o diga!). E, é claro, executivo existe prá, entre tantas outras coisas, te convencer a fazer um trabalho pelo preço que ele acha justo pagar, não o quanto realmente vale seu trabalho. E pode contar que ele ainda vai reclamar.

Mas aí você me diz: "Animação com super-heróis tem os desenhos da Liga, ou então os do X-Men, que são legalzinhos!"... ok, são legalzinhos, mas são feitos prá crianças. Não tem porradaria que nem nos filmes. O que eu tô pedindo é uma animação ADULTA!

AKIRA, por exemplo!

Katsuhiro Otomo deve ter comido o pão-que-o-diabo-amassou, mas levou pro cinema uma animação simplesmente genial.

Akira demorou um tempão prá ficar pronto, e foi produzido em uma época que os recursos eram bem limitados. Mas seu lançamento, em 1988, com certeza pode ser considerado um marco histórico do gênero.

Quem aí viu "A viagem de Chihiro" achou legal, bem feito e visualmente bonito? Akira tem um visual tão detalhista quanto, e foi lançado 13 anos ANTES. Ou seja: dá prá fazer algo bom, adulto o suficiente e sem lenga-lenga.

O que não pode é um estúdio norte-americano querer (aí sim, metendo o pé na merda) fazer um REMAKE da estória do Akira com atores reais... sim, eu li isso, mas não vou linkar, me recuso a sujar o post...

Um verdadeiro RETROCESSO... irônico, não? =/


Ps.: ei você que tem conexão tão lerda quanto a minha... volta lá no início e vê o vídeo do Azureus... esquece não! =)

2 comentários:

  1. Karo Kbraul, ai tem duas analises(e vamos ter como paramentro meu gosto pessoal, pra julgar a humanidade)
    Há primeira é o seguinte, por mais avançado que seja a tecnologia, eu percebo quando é chroma key, percebo a falta de profundidade dos cenarios ou quando um atoré substituido numa cena por um "avatar" digitalizado. Algumas vezes o efieto sutil passa quase desabercebido e tu desconscidera tipo em Super-Homem(que eu concordo é muito bom)nas sequencias do onibus espacial e no resgate do avião...mas em outras fica uma bosta tipo em Matrix 02, onde tem uma cena de luta que começa caceta, mas todo mundo vai lembrar só dá hora em que o Neo é porcamente substituido por um bonequinho digitalizado que "roda em cima da vara."
    Não sou bem um nerd porque gosto de esportes e jogo futebol, mas li o senhor dos aneis com treze anos, coleciono gibis ate hoje e gosto de animação eu pessoalmente nunca vi uma sequencia de luta tão bonitas quanto nos filmes do jackie chan, e nenhuma animação, tradicional ou em cg consegui transmitir as emoções de uma altercação.
    Eu iria ver o SDA animado nos cinemas, mas minha esposa não, pra ela todos os desnhos saõ pra crianças. Então acho que os executivos pensam o mesmo.

    2º ponto:
    OS EXECUTIVOS DE HOLLIWOOD não gostam de fazer filmes, eles gostam é de ganhar dinheiro. Eles não acham tão legal investir meio-bilhão em Avatar e Titanic e ganharem um bilhão. Eles gostam mesmo é de investir cem mil em Quarteto fantatico e lucrarem quinhentos mil, é menos dinheiro investido mas é um lucro maior, isso claro se você calcular o retorno mais rapido e a chance de fazer uma franquia é maior.

    Mas as vezes o problema é outro aconteceu recentemente em Wolverine, o primeiro diretor tava querendo fazer uma especie de ultimat Borne, pouco dinehiro uma estoria de intriga algumas cenas de luta e um logan meio esquizofrenico, os executivos EXIGIRAM cenas de ação mirabolantes e ingetarm mais grana o diretor não queria e foi substituido por um dos produtores e o filme deu retorno suficiente pra continuação ser aprovada.

    ResponderExcluir
  2. Zé, eu sei que é tudo questão de comércio. Só escrevi mesmo como um desabafo.

    E é claro que eu peço uma animação INTEGRAL... não dá prá misturar elementos, senão vira aquela porradaria do final do filme do Wolverine, parecendo videogame (e tem videogame hoje em dia com gráficos melhores!)...

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!