terça-feira, 23 de junho de 2009

"The Hunt for Gollum"

... ou "Oi, dá prá sair uma série sobre o universo SdA"?

Eu já estava com a filme há uns tempos gravado no HD, mas só ontem eu vi "The Hunt for Gollum", fanfilm inspirado em uma das passagens obscuras da estória contada em "O Senhor dos Anéis". O filme mostra a procura de Aragorn por Gollum, pedido feito pelo Gandalf. Por que? Porque o mago queria saber se o anel que estava com o Bilbo era mesmo o Um.

Explico: [nerd fã do SdA mode: on]

Vocês lembram no filme "A Sociedade do Anel" (SdA), quando o Gandalf vai à festa do Bilbo, convence-o a deixar o anel com o Frodo antes de partir para Valfenda, pede que o Frodo guarde o anel em segurança e vai embora? E depois de um tempo ele volta, e aí ele explica pro Frodo a merda em que ele (Frodo) se meteu?

Então... nesse espaço de tempo (que no SdA é muito rápido, mas no livro dura anos) ele procura o Aragorn e pede que ele encontre o Gollum. Aragorn acha o bicho e leva-o para Valfenda. Lá Gandalf fala com Gollum e tem certeza que aquele anel que o Bilbo achou na caverna do Gollum (leiam "O Hobbit") é na verdade o Um Anel, e que a coisa tava preta.

O fanfilm conta essa estória.

Arrumaram um ator igual o Viggo Mortensen, mas a caracterização também ajuda a reconhecer o Aragorn de longe!


Bom, mas... e daí, né? Um bando de fãs resolveram torrar uma grana com o objetivo de contar uma estória. Como todo fã que se preza, procura fazer tudo com a maior perfeição possível, respeitando tanto a estória de Tolkien, quanto a estética levada ao cinema pelo Peter Jackson. Algumas cenas remetem imediatamente às cenas da trilogia, não tem como não comparar.

Mas o mais importante de tudo: o grupo mostrou que é viável fazer uma série sobre os escritos de Tolkien. E veja bem... prá quem gosta de estórias de fantasia, Tolkien é um prato cheio!

Na época que eu fazia parte do grupo de discussão da
Valinor (há muito tempo!), tinha uma galera que defendia que a Trilogia do Anel, assim como as outras estórias de Tolkien sobre a Terra-Média deveriam virar série, e não filme. Eu incluso. Quem é fã já deve estar realizando. Quem já leu "O Hobbit", e principalmente "O Silmarillion" sabe o quanto uma série com essa temática pode sim dar audiência.

Claro que demanda tempo, dinheiro e gente. Em alguns casos, muita gente! Ou computação gráfica. Mas dá prá fazer. O que não pode é um bando de fãs quase sem recurso fazer algo plausível enquanto a sra. Warner demora 700 anos prá colocar "O Hobbit" na telona...

E tenho dito! E se você ainda não viu, o site do filme é
ESSE AQUI. E dá prá assisti-lo online com legenda em português, enquanto até hoje a gente aqui no Brasil espera a chegada das versões estendidas do filme com legenda em português... ¬¬

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!