domingo, 2 de janeiro de 2011

10 CDs que você TEM QUE OUVIR antes de morrer!

Essa lista (como todas as listas que eu leio nos blogs espalhados por aí) é pessoal. Portanto encarem esta como uma "dica". Ou melhor, 10 "dicas". E sem lenga-lenga vamos aos 10! (e, é claro, a lista tem omissões e esquecimentos imperdoáveis. Mas não tem jeito, só cabem 10...)

1 - "Automatic for the people", R.E.M.:
Muita gente acha o "Out of time" o melhor disco do R.E.M., mas eu não. É fato inegável que "Out of time" tem hinos como Loosing My Religion, mas o "Automatic..." é mais coeso, firme, calmo em alguns momentos e rápido quando precisa, com uma fabulosa levada de violões em várias músicas e, claro, o vocal maravilhoso do Stipe. E um disco que tem The Sidewinder Sleeps Tonite, Everybody Hurts, Ignoreland, Drive e a espetacular Man On The Moon jamais poderá ser considerado menor que qualquer outro álbum lançado por qualquer outra banda no universo conhecido (e no universo paralelo de Fringe). E tenho dito.

Bônus: Man On The Moon ao vivo.

2 - "Ainda é só o começo", Gabriel, O Pensador:
Esse é o CD "perdido" do Gabriel. Vendeu poucas cópias (em contraste com outros discos do rapper) mas é sem sombra de dívidas o mais ácido e desafiador disco que ele já gravou até hoje. Esqueçam aquelas batidinhas maneiras produzidas pelo DJ Memê (responsável por "Quebra-cabeça") e o rap-rock do "Nádegas a declarar", produzido pelo Liminha. Aqui o Gabriel começa chutando seu saco com Pão de Cada Dia e só termina com Faça o Diabo Feliz. Destaques para Mentiras do Brasil, Filho da Pátria Iludido (tapa na cara da classe-média americanizada) e a linda Como um Vício. Tenta achar aí na net, deve ter prá baixar ou prá comprar, sei lá...

3 - "Ten", Pearl Jam:
O MUNDO já deve ter ouvido esse CD. Mas não posso deixá-lo de fora porque sempre tem gente nova nascendo. O "Ten" é o primeiro trabalho do Pearl Jam mas ele não entra na lista por isso, ele entra porque é realmente muito bom! O Pearl Jam meio que definiu uma Era com esse CD. Não criou o grunge, mas definiu a sonoridade do estilo.

4 - "The Bends", Radiohead:
O que falar do Radiohead? Bom, eu os entendo como uma banda que começou com umas músicas bem legais mas o tempo chegou (e a grana também) e os caras desencanaram de compôr comercialmente. Confesso que eu não sou lá muito fã da fase atual da banda mas sou muito fã do "The Bends", que tem músicas belíssimas. High and Dry, Sulk (parece uma valsa moderna, mas a letra é um tapa na cara, linda de doer!), Nice Dream e a música-título do álbum são alguns exemplos. Mas o CD todo é muito bom.

Bônus: High and Dry ao vivo (esquece que o Thom Yorke tá a cara da Feiticeira Branca de Nárnia e curte o som! \o/ )

5 - "Drunken Lullabies", Flogging Molly:
Essa banda irlandesa foi a @dolphindiluna que me apresentou. A parada é a seguinte: hardcore-folk. Violões, banjos, violinos, gaitas, flautas, tudo numa toada bem rápida, como se de um dia pro outro os hobbits tentassem aproveitar o sucesso no reino de Gondor e tivessem montado uma banda (sempre imagino um bando de hobbits batendo cabeça no Pônei Saltitante quando ouço esse CD, sério mesmo). Os caras tem uma levada que dá vontade de você ouvir e sair pulando... mas por incrível que pareça, o "pular" é na verdade uma forma pouco habilidosa de fazer aquelas dancinhas pagãs bem no estilo bárbaro, celta, escocês... sei lá! Ouçam o CD todo e depois voltem aqui prá me agradecer (ou xingar, vai saber...).

6 - "Before These Crowded Streets", Dave Matthews Band:
Dave Matthews Band nem deveria entrar na lista, já que todo ser humano deveria, por obrigação, ouvir toda a discografia da banda pelo menos uma vez na vida. Mas sempre tem aquele povo que curte ouvir um funk no celular sem usar fone de ouvido, então é sempre bom indicar. E de todos os CDs dos caras o que eu mais gosto é esse. A banda nem tem muito o que ficar falando sem cair no lugar-comum. Os caras tocam demais! E esse CD tem umas músicas meio doidas, como por exemplo a dupla Rapunzel / The Last Stop que fogem um pouco da sonoridade normal da banda, mas nem por isso são menos espetaculares.

Um Ps necessário: se você tá aprendendo a tocar qualquer instrumento e nunca ouviu sequer falar de Dave Matthews Band... tsc tsc tsc... troca de professor, ele já deveria ter te indicado a banda desde o primeiro dia de aula.

7 - "Maquinarama", Skank:
Tava demorando indicar Skank, né? Tudo bem que eu sou fã dos caras, mas eu justifico o CD. O "Maquinarama" não foi o pontapé inicial da primeira mudança sonora do Skank, mas é o CD libertador. Não que antes eles fizessem um ska-reggae ruim, pelo contrário, mas a mudança foi muito boa! O CD simplesmente embala uma seqüência de canções que estão marcadas prá sempre na cabeça dos fãs: Três Lados, Ela Desapareceu, Balada do Amor Inabalável, Canção Noturna, a bela Muçulmano... e lá no fim tem duas baladas lindíssimas: A Última Guerra e Ali. Não tem como não gostar desse CD... quer dizer... tem quem não goste. Fazer o que, né?

8 - "The Life Pursuit", Belle and Sebastian:
Ok, você pode odiar o som deles (ou nunca ouviu e tá torcendo o nariz só prá ser do contra) mas tenta ouvir com uma mulher e uma garrafa de vinho do lado, ok? Eu ia colocar na lista o álbum "Tigermilk", também deles (que tem a capa mais espirituosa FOREVER!), mas como esse CD tem uma música que eu simplesmente não consigo ouvir, o "The Life Pursuit" ganhou com folga. Prá quem nunca ouviu falar, o Belle and Sebastian não é formado apenas por duas pessoas chamadas... bem, você sabe. É um monte de gente que faz um som gostosinho de ouvir. Chamam de "indie pop", mas eu gosto de classificá-los como "banda que faz música boa e pronto".

Bônus: Another Sunny Day ao vivo.

9 - "Acustico MTV", Mana:
Talvez o Mana seja a banda latina mais conhecida do planeta, e o CD na verdade é uma coletânea e nem deveria entrar na lista, já que a mesma inicialmente foi montada apenas com CDs de estúdio. Mas encarem a indicação como uma porta de entrada prá boa música latina (principalmente rock-pop) que vem sendo feita na última década. A banda mexicana é muito boa e a levada do CD ficou bem light, já que o Mana costuma tocar de uma forma mais "pesada" nos shows. Depois de ouvir esse CD, pode caçar aí os sons do Juanes, também é muito bom!

Bônus: Ana, na gravação do CD/DVD acústico (o vídeo tá ruim mas o som tá ótimo!).

10 - "The Division Bell", Pink Floyd:
O último CD (ou melhor, vinil - que eu tenho em casa) do Pink Floyd segue a mesma toada dos discos anteriores, aquela coisa progressiva, melódica e bela. Depois desse disco a banda acabou definitivamente, e mesmo que David Gilmour continuasse um bom tempo a tocar com o Richard Wright o Pink Floyd só foi se reencontrar mais de uma década depois no Live 8, na Inglaterra. Esse disco também não tem a participação do Roger Waters, mas nem isso tira o brilho da obra. Eu recomendo ouvi-lo por inteiro, sozinho no quarto meditando sobre a vida. Consumir entorpecentes durante a audição? Isso vai do gosto de cada um, eu não curto (mas já acompanhei com umas cervas bem geladas) e também não recomendo.

===

Enfim... tá aí a lista. Esqueci muita gente e omiti outras gentes de propósito. E quem sou eu prá dar pitaco de música? Mas, na boa, se vocês já ouviram alguns dos CDs indicados, não deixe de dar a opinião, ok? Fico agradecido! =)

6 comentários:

  1. Pearl Jam cantando CREEP foda, foda foda foda...mas cara não acredito, não consigo acreditar que nessa lista tem Gabreil o pensador e skank e não tem LET IT BE.

    caraca veio tu é maluco, get back e dont let me down

    ResponderExcluir
  2. Pô, Zé... avisei que a lista tinha omissões, né? Vai veno...

    ResponderExcluir
  3. Cara, Dave Matthews Band é, no palco, a melhor banda do mundo. E esse CD é um clássico, junto com UTTAD e Crash. Você já tinha meu respeito como historiador e blogueiro, agora tem mais ainda. hehe

    ResponderExcluir
  4. Valeu, camarada! Na medida do possível a gente procura ouvir o que é bom, né? =)

    ResponderExcluir
  5. Lista bem razoável, mas não está ruim... Acho que Pink Floyd deveria estar no topo e com o álbum Dark Side Of The Moon

    ResponderExcluir
  6. Li só até o Gabriel Pensador, depois me recusei.. #Trash

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!