quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Hoje é o Dia do Historiador!

Dêem os parabéns à minha querida pessoa!

Grato! Agora aproveita prá votar no HistóriaZine (meu site sério!) no Prêmio BlogBooks 2010. O site pode virar livro, e só depende do voto de vocês! É rápido, fácil e nem pede cadastro. Já votou? Muito obrigado! Vota de novo, não faz mal e é permitido!

Mas você sabia que era hoje o Dia do Historiador? Não? Nem eu. Quem me avisou foi o
@rodrigo94, via Twitter. Daí que eu dei aquela pesquisada básica, e descobri o seguinte:

A proposta de homenagear os historiadores é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um dos caras mais capacitados prá falar de educação neste país deseducado. A data escolhida de início era o dia 12 de setembro. Mas aí o senador Augusto Botelho (PT-RR) propôs uma emenda, apovada pela comissão, que alterava a data para hoje, 19 de agosto.

O motivo? Aproveitar a data para homenagear
Joaquim Nabuco, que nasceu dia 19 de agosto de 1849. Nabuco, prá quem dormiu naquela aula marota de História do Brasil (dependendo do professor eu não os culpo), foi um dos maiores abolicionistas deste país. Também foi político, diplomata, jurista, jornalista(!), um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e... Historiador!

Portanto, parabéns prá todos os malucos historiadores deste Brasil.

E vocês podem aproveitar e acessar o
HistóriaZine e clicar no Adsense...

E para o post não ficar muito meia-boca, vou copiar e colar aqui um trecho da justificativa do senador para criar o Dia do Historiador:

"Um povo sem história é um povo sem memória. Essa afirmação, mais que um dito já popular, é também uma verdade histórica, pois todos os agrupamentos humanos que não preservaram sua memória - em histórias, documentos, objetos de arte e arquitetura - acabaram sucumbindo a ditaduras e até acabaram por desaparecer da face da Terra.

Por essa razão, não apenas a disciplina que trata das histórias dos povos deve merecer nossa atenção, mas também os cientistas que se dedicam a essa tarefa tão nobre. Obviamente, a história se faz por seus protagonistas: lideranças políticas, religiosas e econômicas, por um lado; grupos populares, lutas contra a opressão e pela libertação, por outro. E para registrar tudo, o historiador.

E de tal modo é importante o papel dos historiadores que, por vezes, eles ajudam, também, a reconfigurar a história de um País. Ao lado da Filosofia e da Literatura, a História está presente desde os primeiros momentos da nossa tradição ocidental, constituindo um dos saberes mais antigos de nossa civilização."



Falou e disse, senador!

2 comentários:

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!