segunda-feira, 20 de abril de 2009

Precisamos de um mártir prá ontem!

Brasil, 1889. O marechal Deodoro, futuro presidente do Brasil, proclama a República. Pela frente, uma identidade nacional a ser criada, uma unidade territorial a ser mantida, independente das inúmeras diferenças culturais já existentes na época e símbolos a serem escolhidos como exemplos da luta pela liberdade e contra o jugo imperial.

Foi aí que sobrou pro Tiradentes!

Não discutiremos se o alferes Joaquim José da Silva Xavier teve importância exagerada na Inconfidência Mineira, mas nós não podemos imaginá-lo como um quase-super-herói. É certo que o final do século XVIII foi um período marcado por agitações políticas no mundo todo, e que na época a província das Minas Gerais era a mais importante do Brasil. Daí a importância do movimento que já naquela época pedia a implantação de uma república, coisa que só aconteceria mais de um século depois.

No Brasil não houve derramamento de sangue nem na Independência, muito menos na proclamação da República. Guerra? Prá que? Em 1889 a grande maioria da população sequer sabia que os militares estavam tomando o poder e destituindo o Imperador D. Pedro II. E como não houve qualquer manifestação popular contrária à queda da monarquia, nem contrária à proclamação da República, o poder só mudou de mãos.

Mas sem luta? Como assim? Os franceses lutaram contra o poder absoluto do monarca, os haitianos lutaram contra os franceses, os norte-americanos lutaram contra os ingleses, nossos hermanos no México, na Bolívia e até no Uruguai lutaram pela liberdade. No Uruguai, inclusive, lutaram contra NÓS, brasileiros! Mas nós nem prá isso prestamos!(*)

Mas herói tem que ter, alguma coisa nós temos que imitar dos outros. E façam pinturas do homem sendo julgado, à beira do enforcamento, e não se esqueçam: o homem tem que ser quase santificado, hein?

Deu no que deu... esse aí na foto abaixo com a mão espalmada, em riste, por acaso, é Tiradentes, um alferes que nem podia deixar a barba e o cabelo crescer, pois não era permitido e a guarda mantinha os presos sempre de barba feita e cabelos cortados, ou é...

Óleo sobre tela de Leopoldino de Faria


... Jesus? Se você olhar com atenção, verá até Pôncio Pilatos no quadro.

Pelo menos é feriado...

(*) Na verdade o povo naquela época, assim como é até hoje, nem tava aí pro ferro entrando. Se tivesse farra no meio, tava bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!