domingo, 19 de abril de 2009

Brilho eterno de uma mente sem coragem

Calma! Vou explicar o título do post já já. Por enquanto, siga a leitura.

Hoje eu assisti, mediante recomendação e empréstimo feito por uma (já) inestimável amiga o filme "Brilho eterno de uma mente sem lembranças"(*). O filme é muito bom, e você nem pensa que o Jim Carrey é um comediante. O cara trabalha bem fazendo drama, e eu acho que ele deveria investir nisso (#ficadica). E a Kate Winslet é linda até com a cabelo laranja! Ou azul. Ou verde...

Eu não vou contar muito sobre o filme, mas prá quem nunca viu, a deixa é a seguinte: no filme, existe uma máquina capaz de deletar a memória das pessoas. Partes específicas da memória. A pessoa pode então continuar sabendo quem é, mas usa o procedimento para tirar da memória alguém, ou um acontecimento. No filme, o foco é retirar o "alguém" da memória.

E a pergunta de um milhão de reais é a seguinte: se você pudesse passar por este procedimento, você deletaria alguém da sua vida?

Veja bem, não é o caso de apenas esquecer a pessoa e fazer todos os esforços necessários para de alguma forma substituir alguém que te fez mal um dia ou que te deixou magoado(a). É esquecer não só a pessoa, como também TUDO que aconteceu em volta enquanto essa pessoa estava próxima.

E aí? Você teria colhão prá isso?

Porque por mais imbecil que seja a pessoa, por mais traumático que tenha sido o acontecimento, dali você pode aprender algo. Não dizem que nossa vida é uma eterna aprendizagem? E se você esquecesse o problema, você poderia cometer o mesmo "erro" no futuro, concorda?

Sim... porque toda ação tem uma reação. E muitas das vezes nossas ações levam a reações extremadas das pessoas que estão próximas... mas a culpa é sempre delas... estranho, né?

Na verdade, você não quer apagar a lembrança da pessoa. Você muita das vezes quer apagar a merda que fez e que gerou seu descontentamento, e ela (a merda) sempre te assusta quando você lembra da pessoa. Ou seja: ao passar pelo procedimento, você desejaria ter o brilho eterno de uma mente sem coragem. Viajei muito?

Não vou contar o que acontece no desenrolar do filme, mas a coisa flui de forma bem interessante. E é uma coisa meio "Vanilla Sky" (falei merda?). É bem legal... legal... legal... [/piadapráquemviuofilme] vale o tempo gasto prá ver o filme, e com certeza te deixará questionando certas coisas... certas posturas... eu recomendo.

E deixa eu ficar por aqui, porque hoje é domingo, a cabeça pensa pouco. Boa semana prá todos!

(*) vejo drama numa boa, sem problemas. Só não exijam uma lágrima no fim, aí já é pedir demais, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!