terça-feira, 20 de setembro de 2011

#RSmelhoremtudo

Hoje é aquele dia em que, no longínquo ano de 1835, os ETs invadiram o Rio Grande e explodiram as fábricas de chocolate de Gramado, as charqueadas de Pelotas e o Laçador, aquele monumento ao gaúcho que fica ali ao lado do Salgado Filho.

A peleia foi embretada! A gauchada, guapa, defendeu o país com unhas e dentes. Facas, garruchas e pistolas nas guaiacas, bodoques e boleadeiras em punho, foram para o entrevero sem medo. Azar dos ETs.


Momento dramático. (foto tirada em 1835)

Fazia um frio de renguear cusco quando as tropas lideradas por Bento Gonçalves meteram o pé no estribo e rumaram para a queréla. Diziam que eles estariam malucos, prontos para enrolar o poncho, mas ali não haviam gaudérios, só tinha macho montado nos azulegos e nos alazões!

A indiada, sem gastar pólvora em chimango, passou o relho nos ETs, pelearam e encheram os bichos de guasqueaço! E os ETs, que nem chegaram a aquentar o banco, viram-se em maus lençóis e ficaram com medo de bater a canastra. Antes que pudessem chegar com suas naves nos próximos pontos a serem destruídos (o Olímpico e o Beira-Rio), resolveram ir embora. Os gaúchos acabaram largando os ETs campo afora e não os perseguiram. Sorte dos ETs.

E depois deste dia Bento Gonçalves resolveu comprar outra briga com um tal Império, mas essa durou uns 10 anos e terminou EMPATADA, né?

=P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!