quinta-feira, 29 de julho de 2010

Internet, essa maravilha!

ATENÇÃO: este texto começou a ser escrito, por incrível que pareça, no dia 28/05/09 e ficou salvo nos meus rascunhos. Vou deixar toda a parte que já estava pronta, mas quando chegar a parte que eu terminei só agora e escrevi antes de publicar, vou separa-la com alguns sinais de igualdade (=), ok? Mantenho o começo do texto pois apesar de já ter passado mais de um ano o mesmo continua atual, mesmo nessa "correria das internets".


O título do post é irônico. Já vou avisando antes porque o que eu escreverei abaixo é algo não condizente com o título. Vamos lá.

Já dizia o poeta que "a internet é o espaço mais democrático que existe". Isso é uma UTOPIA. A internet é anárquica! Até aí tudo bem. Liberdade, quem não a deseja, mesmo sem ter conhecido o cativeiro para comparar?

Mas o problema que esta mesma internet feita por pessoas normais também é feita por gente que não se preocupa nem um pouco com o próximo. Pelo menos, uma parte não se preocupa.

Vejamos o exemplo do Twitter. Tem gente que fica brincando com a provável orkutização do serviço. Alguns dizem que é inevitável, outros dizem que é impossível. E eu digo que pouco me preocupo com isso, quando temos mais um espaço onde pessoas podem disseminar idéias que batem de frente com os direitos humanos.

Sim, sim... enquanto você está preocupado(a) com aquele carinha que poderia muito bem ser primo ou irmão do Latino, tamanha breguice e falta de noção, e daquela menina que vai colocar mais dia menos dia uma foto dela no banheiro com aquele cocozão todo alegre nadando no vaso sanitário como background do Twitter, tem gente disseminando idéias racistas, pedófilas, de intolerância religiosa, sexual ou política.

Claro que não é só no Twitter. Ele é apenas a ferramenta do momento, citei apenas como exemplo. Minha preocupação maior é com os blogs. Aquela coisinha (este espaço, por exemplo) que você pode escrever o que bem entender, pois o espaço apesar de estar hospedado em algum servidor gratuito (ou nem tanto), é seu. E aí a pessoa acha que pode livremente disseminar sua ira, sua intolerância e seu discurso (que faria Hitler corar de vergonha) como se fosse "A Palavra Final"... ridículos!

Todo extremismo e todo fanatismo é risível e causa pena. Enquanto a direita acusava a esquerda cubana pelo paredón após a revolução, os puritanos conservadores do sul dos E.U.A. até a década de 1960/70 mantinham bares somente para brancos, em uma política social bem parecida com o apartheid na África do Sul. Judeus vivem lembrando e chorando o holocausto, mas hoje em dia massacram palestinos.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =


Maldita liberdade de expressão!!!


A mesma liberdade de expressão que me permite falar mal de um jornalista só porque ele critica a diretoria do clube que eu torço por não ter liberado o treinador prá Seleção (exemplo idiota, que não vai matar ninguém) é a liberdade que permite que pessoas disseminem idéias odiosas.

Eu meio que ressucitei a parte acima porque hoje eu acordei com vontade de escrever um texto sobre "o odioso ódio de classe do brasileiro" (o título do post, inclusive, seria esse), já que no Brasil nós temos tolerâncias que camuflam preconceitos reais, mas nada é pior que o preconceito de classe. Ou seja: se você é rico, você pode ser preto, branco, amarelo com bolinhas azuis, muçulmano, macumbeiro, brega, tanto faz. Vão te tratar bem.

A coisa engrossa quando a gente leva isso prá esferas mais altas. GOVERNO, por exemplo. (sim, vocês já devem saber onde eu quero chegar... continuando...) Quem falava que o Lula não ia saber governar o Brasil "porque é um analfabeto" deve estar rolando de ódio. O Brasil não acabou, você não passou 8 anos da sua vida preocupado com o desemprego, o país não quebrou durante uma forte crise mundial, não entrou em nenhuma guerra e está fortalecido na política internacional justamente pela atuação "simples" do seu presidente.

Meu amigo, você pode criticar muitas coisas do Lula. Ninguém é perfeito e durante o seu governo aconteceram vários erros da equipe, mas quando rola qualquer coisa que você julga errada você logo vomita o "analfabeto" prá todo mundo ouvir e isso é de doer! É de uma idiotice sem limite!

E tome "o cara só é reeleito porque os programas sociais do governo são uma fábrica de vagabundos"... aham, sei. Aproveita e lê
esse texto sobre o Bolsa-Família e depois me diga se dá prá considerar isso uma forma de viver? Se fosse assim, se o dinheiro realmente desse prá viver numa boa ninguém ia mais trabalhar, concordam?

Outra coisa: a Dilma nem ganhou a eleição e o país já está para ser tomado pelas FARC! Isso é o que eu ando lendo por aí... e eu que achava que os colegas de sala lá na minha faculdade é que eram ultra-conservadores por pedirem a volta da monarquia...

Enfim, cansei de escrever, outro dia eu trabalho melhor essas idéias. Enquanto isso, deem uma lida no texto que eu escrevi sobre
Os Direitos Humanos e os brasileiros lá no meu blog sério, o HistóriaZine, valeu?


E cliquem no Adsense porque né? O comuna aqui precisa ganhar dinheiro prá sobreviver... =P

2 comentários:

  1. Houve uma inversão de valore nos ulttimos tempos que me deixa espantado que é a volta do conservadorismo direitista. Eu não sei explicar(por que igual ao presidente Lulaço sou analfabeto e corinthiano)mas nota-se que existe uma predisposição "estar certo por defender minhas ideias sobre esteriotipos idiotas mas como faço faculdade ou sou um dos pioneiros da internet eu estou certo!"

    É espantoso o nivel dos e-mails que me são enviados por amigos apoliticos, que agora com o advento do photoshop e do fireworks se divertem postando montagens, artigos e videos onde se ridicularizam desde o presidente Lula e Dilma Russef à Geyse Arruda por eles não se dignarem a permanecer no seus getos originais.

    Geise ficou famoso por causa de burgueses escrotos e agora ela é uma puta por que aparece na TV e ousou fazer uma plastica, e se você tem computador e tu faz uma faculdade paga pelos pais cê tem o direito de falar mal dela apesar de não ter absolutamente nada relevante pra dizer.

    Cê tu passa 12 horas na internet e faz faculdade, mas não tem o habito da leitura tu pode falar mal do presidente brasileiro mais importante e prestigiado mundialmente falando, por que ele não se adqua a seus dogmas socias. Quer dizer o Lula é um droga de presidente por que toma cachaça, agora é legal o FHC ter uma chef pessoal por 08 anos e pagar 80 mil reias por mês pra ela? E é legal ele tomar uisque 12 anos e champgne importado...isso sim é legal?

    Antigamente o esteriotipo do aluno de faculdade, era um pensamento polico de esquerda, atitude rebelde e libertaria e um pensamento aberto e acolherdor as transformações sociais.
    Agora temos é uma elite cada vez mais segregada e lutando como todas as forças pra que os pobres, esses miseraveis, continuem longe de suas vistas. Lutando com todas as forças na internet...disceminando seu odio em Blog e sites que servem apenas para esculachar, escrotizar e humilhar...xingando muito...no Twitter!

    ResponderExcluir
  2. "Xingando muito no Twitter".

    Zé, esse ano eu ainda não recebi email difamando o governo. Esse ano. Mas tenho um email padrão já pronto prá rechaçar qualquer babaquice.

    A direita que critica com soluções eu respeito. São pouquíssimos os políticos que hoje em dia tem essa visão, são "de direita" e apresentam soluções práticas para problemas que só serão resolvidos esquecendo-se diferenças partidárias.

    O resto da direita acabou politicamente falando. ACABOU, são só críticas descabidas e sem fundamento, só isso.

    E isso não provoca crescimento. Só estagnação.

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!