sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fringe, fim da segunda temporada: Mistério?

Tá, tem SPOILER... eu avisei...

Falar de Fringe é um pouco complicado. A série tem um rumo, andou escorregando durante a segunda temporada, mas no saldo final vai bem, obrigado. Mistérios? J.J. Abrams já deu a deixa com o final de Lost: nem tudo é conforme você quer que seja. E Fringe é mais ou menos assim.

Comecei com esse parágrafo porque eu li muita coisa dos "fãs" logo após o fim da temporada. Muita gente elogiando, achando que a estória tá legal. Mas também li muita gente reclamando bastante, principalmente por alguns "furos" no roteiro ou a falta de explicações para alguma coisa que faz parte da mitologia de série.

E cada vez que eu leio um mimimi desses eu lembro daquela cena de The Big Bang Theory que a Penny toda alegrinha vai puxar assunto com o Sheldon, pois o mesmo usava uma camisa do Superman.


Ele é esquizofrênico e maníaco-compulsivo.
Você, fã de Fringe, não precisa ser assim...

A Penny comenta que a cena que ela mais gosta é aquela que o Superman pega a Lois antes dela cair do prédio... aí o Sheldon vai e DESCONSTRÓI toda a magia da cena, explicando que na vida real aquilo seria impossível de acontecer sem que a Lois fosse partida ao meio pelos braços de aço do super-herói...

Tem muito fã de Fringe assim.

"Por que o Walter atravessou pro universo paralelo e não passou mal?", "Por que o portal foi aberto sem a Olívia tratada com cortexiphan?", "Por que, por que, porque???" Ô SACO!!!

Tem coisas que serão explicadas, outras não (e não serão explicadas justamente porque parte da magia merece ser mantida, por mais que você leve pro caixão essa dúvida). E tem coisas que JÁ FORAM EXPLICADAS, como por exemplo, as ocorrências do Padrão. O gás que solidifica e vira uma espécie de âmbar que paralisa e, por tabela, mata asfixiado tudo em volta (ocorrência que aparece, se não me engano, no terceiro episódio da primeira temporada) foi criado do lado de lá, o que dá a entender que muita coisa veio de lá prá cá... pelo menos a tecnologia.

E aí você pode colocar a Massive Dynamic envolvida com praticamente TUDO que já aconteceu de esquisito na série. E com a bênção de William Bell!


E como é bom gostar de uma série que te presenteia com atuações de atores que fizeram parte da sua infância, mas hoje em dia estão sumidos. Além de Leonard Nimoy, o eterno Spock, Fringe nos presenteou com um episódio que Peter Weller, mais conhecido como Robocop, tem atuação destacada.

Isso sem contar no show que John Noble dá em cada episódio. A discussão de Walter Bishop e William Bell no laboratório no último episódio foi de rachar o coração. O Walter que a gente se acostumou, o que seria da nossa dimensão tem seus medos, suas loucuras e, porque não, suas motivações para fazer o que fez e que desencadeou todas as coisas que a série trata... assim como o Waltenate, o Walter do lado de lá também tem seus motivos.

Quem tá certo? Quem tá errado? Existem vilões? Mocinhos? Você com certeza já está simpatizado com o jeitão maluco-beleza do Walter de cá, mas e se a terceira temporada começar mostrando o sofrimento do Walter do lado de lá depois dos eventos de Raiden Lake? De que lado você ficaria?

Eu acho que esse é o grande mérito do J.J. nessa transição entre as temporadas: ele abriu um leque de opções na estória que, espero com fé (!) que os roteiristas saibam aproveitar.

E o resto? O resto é diversão! Sejam menos chatos!

E antes de terminar:


Olívia ruiva #PEGAEL! *-*

5 comentários:

  1. Eu não acho que o Walternative seja um cara que faz o que faz motivado pelo que passou com o sequestro do Peter. Basta lembrar que o "nosso" Walter recebe uma resposta surpreendente do Bell antes dele se sacrificar. Que os pedaços do cérebro do Walter foram retirados a pedido dele mesmo, por estar se tornando provavelmente o tipo de homem que o Walternative é.

    Os dois sempre tiveram o perfil para ambicionar o poder, a diferença é que o nosso Walter teve o insight de realmente enxergar no que estava se tornando (talvez a morte do Peter tenha desencadeado isso), e por tanto, o pedido radical ao velho amigo.

    É o que penso mas J.J. já deu mais do que provas que não dá para prever o que se passa em sua cabeça genial!

    Belo post, Vini, parabéns! =)

    ResponderExcluir
  2. Fringe é uma dessas raridades na vida que você encontra e te faz ficar com os olhos marejados ao término do episódio como você não tinha ficado desde o fim da última era glacial.
    Isso sem mencionar todo o turbilhão de pensamentos em cada cena, em que você fica tentando encaixar as ideias e entender a trama e a tecnologia envolvida.
    NUnca a ciência foi tão metafísica como em FRINGE.

    PS: estou tentando ir a um universo paralelo para continuar vendo FRINGE, porque esperar até setembro não dá, minha gente. Alguém mais quer acompanhar.

    ResponderExcluir
  3. Dolphin, olhando pelo pedido do Walter, você tem toda razão em pensar assim! Mas eu acho que ainda vão deixar aquela sensação de incerteza quanto os mocinhos ou bandidos por um bom tempo...

    Não sei se o Walternate seria o que é hoje sem o "roubo" do Peter... mas com certeza essa é uma resposta que jamais vai aparecer, quer apostar? ;)

    ResponderExcluir
  4. All3X, no universo paralelo a ilha de Lost na verdade é o monte Everest... nem quero saber o que é de Fringe.

    ps.: eu acho que a Gene VOA nesse universo paralelo... =P

    ResponderExcluir
  5. Estranho, parece que nessa briga entre Walter e Walternative, para deixar que os dois mundos não se desequilibrem, entram os Observadores para dar equilíbrio e não deixar um sopesar o outro. Aí sempre me questiono, tem algo (ou alguém) acima dessa história toda?
    Ah, claro, o Walternative tem esse espírito de ambição que a Dolphin mencionou, e foi, a meu ver, o rapto do Peter que dá esse empurrãozinho todo, afinal, como alguém como ele vai deixar o outro lado se impor ao dele. Ora, parece ser da natureza do Walter(e Walternative) ser controlador. Ok, um se tornou calculista e irascível, o outro mais propenso à ponderação.
    Adoro imaginar esse duelo de mentes que virá...

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!