quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Os 5 melhores filmes da (minha) década.

Eu sei que a década não acaba agora. Mas e daí? Tá todo mundo fazendo lista de filmes, músicas, tumultos, brigas no Twitter, shows... resolvi fazer uma lista dos 5 melhores filmes que eu vi desde 2000 (por isso a "década", manjaram?).

E por que 5? Porque apesar de eu gostar muito de cinema, não ando muito ligado na "7ª arte", ou seja: minha lista com 10 itens pode naufragar. Mas eu vou fazer uma menção no fim do texto a mais 5, se eu achar conveniente. E, é claro, faltam filmaços que eu ainda não vi, mas pela opinião alheia deveriam brigar prá entrar na lista. Mas como eu ainda não vi...

Vamos aos eleitos:

5 - Star Trek:

Torci MUITO o nariz quando ouvi dizer que J.J. Abrams tava se metendo à besta de colocar a mão nas estórias da tripulação da nave que eu considerava minha "casa dos sonhos no espaço" (sim, amigos, eu nunca perdoei o cap. Kirk por destruir a velha Enterprise, mesmo que com isso ele tenha matado vários klingons).

Mas eu quebrei a minha cara. E bonito! Tombaço daqueles que você racha o queixo e rala a cara toda! E já falei do filme
neste texto, logo após sair do cinema... se quiser é só dar uma lida.

Abrams reescreveu a estória de uma forma muito boa, inventando uma bela "desculpa" dentro da mitologia da série. Além disso, colocou ação na medida certa. O resultado é um filmaço com uma estória atrente e que permite ao próprio Abrams (ou quem quiser escrever um roteiro após esse filme) contar uma nova estória... mas com os mesmos personagens!

Destaque prá todos os atores que incorporaram os papéis dos antigos tripulantes. Vocês honraram e respeitaram cada um dos antigos atores, acreditem! E, claro, não dá prá deixar de citar a maravilhosa participação de Leonard Nimoy: cada cena com ele, além de uma volta ao meu passado pirralho, é uma homenagem digna à série antiga.

4 - Wall-E:

Não sou fã de desenhos animados. Tá, sou, mas não ligo prá longas animados. Quando tenho tempo até vejo, dou risada e tals, mas se tiver perto uma comédia ou um filme de ação com atores reais e tiver que escolher, fico com a 2ª opção.

Outro que eu quebrei a cara. Acompanhei mais ou menos o burburinho na época do lançamento, e um dia tava à toa em Volta Redonda (aqui em Barra do Piraí não tem cinema) e resolvi literalmente pagar prá ver. E posso dizer com toda certeza do mundo que essa foi a estória de amor mais legal que eu já vi na vida.

A Pixar, mais uma vez, destruiu os concorrentes! Não lembro de quem eu li na época uma crítica ao filme dizendo mais ou menos o seguinte: "Fazer você gostar de um gato de botas que age como um conquistador barato e é dublado pelo Antonio Banderas é fácil, mas fazer você se preocupar com uma BARATA, só a Pixar!"



A perfeição dos detalhes, o carisma do protagonista, o amor que ele tem pela EVE, o jeito como ele cuida da sua barata de estimação e das suas bugingangas que cata no lixo, a trilha sonora simplesmente LINDA fazem de Wall-E um filme que eu vou ver o resto da vida e me emocionar.

Sim, eu às vezes me emociono. Porra, eu tenho coração, né?

3 - Ali:

Certa vez um rapaz negro disputou as Olimpíadas pelo seu país lutando boxe. Ele era tão bom que foi campeão olímpico. Ao voltar prá casa, com a medalha no pescoço, foi entrar em uma cafeteria para comer alguma coisa. Não foi servido porque era negro.

Assim os EUA receberam Cassius Clay após as Olimpíadas de 1960.

Prá quem cresceu vendo filmes do Rock Balboa, ver um filme de boxe contando a história de um dos maiores esportistas do século é uma dádiva! Esse eu não vi no cinema, mas corrigi o erro fatal comprando o DVD.

Na minha humilde opinião, é o melhor filme do Will Smith. E é o melhor filme de boxe que você vai ver na sua vida! As lutas foram muito bem recriadas, dentro dos 10 anos de vida do boxeador que foram contados, e o filme tem uma "pegada" histórica marcante, pois em um certo sentido o boxeador Cassius Clay (ou Mohammad Ali) foi um ícone do movimento pela igualdade racial nos EUA nas décadas de 1960/70. Prá vocês terem uma idéia, ele era amigo do Malcom X...

O filme também tem uma trilha sonora impecável, além de contar no elenco com Jamie Foxx. Já dá prá parar a crítica por aqui, não é?

2 - Batman - The Dark Knight:

O melhor filme de heróis das HQs que eu já vi na vida! Um Coringa espetacular e assustador, um Batman usando o medo como força, uma direção firme prá um filme longo que não perde o pique e não é cansativo.

Acertaram a mão. Aliás, desde o Begins (que eu só vi esse ano, não perguntem por que o atraso!). E podiam levar essa mentalidade para os outros heróis da DC, já que o pessoal da MARVEL costuma fazer umas coisas mais sensatas.

Já teceram elogios infinitos ao filme e eu fico sem ter muito o que falar sem copiar alguém. Apenas leia o meu apelo, caso você ainda não tenha visto o filme: VEJA-O! Mesmo que você não curta HQs, VEJA-O! E depois pode voltar aqui e me cobrar. Ou fazer o que eu tenho certeza que você vai fazer: me agradecer pela dica.

1 - O Senhor dos Anéis:

"O" filme com 10 horas de duração, dividido em 3 partes e exibido em intervalos (intermináveis para quem esperava) de um ano. A maior estória contada por Tolkien levada aos cinemas com um respeito religioso por parte da produção. Mesmo assim tivemos algumas faltas graves, algumas ausências de personagens e falas da estória original.

Mas se nada é perfeito, Peter Jackson pelo menos conseguiu chegar bem perto da perfeição.


Foi um trabalho árduo da equipe de produção, mas valeu a pena. Detalhes mínimos nas roupas e nos locais deram vida à Terra-Média na Nova Zelândia, local onde o filme foi rodado (Allan Lee, um dos melhores desenhistas das obras de Tolkien ajudou dando consultoria e palpites). Peter Jackson comprou a briga com a Warner que queria, pasmem!, fazer apenas UM filme dos três livros. A WETA Digital criou um novo programa prá colocar dezenas de milhares de "figurantes digitais" prá lutar. E eu conheci o trabalho de 3 atores que antes desses filmes eu nunca tinha sequer ouvido falar, mas que mandaram bem: Viggo Mortensen, John Noble e Bernard Hill (além da lindinha Miranda Otto, é bom não esquecer! rsrs).

A Academia de Cinema de Hollywood teve que dar o braço a torcer e premiar os 3 filmes com o total de 17 Oscars! (#CHUPA, Titanic!)


A cena dos presentes em Lothlorien. Infelizmente, só presente na versão extendida...


E ainda tem mais, pois quem já viu as versões extendidas sabe exatamente do que eu tô falando! A boa notícia do fim desse ano é que as versões extendidas devem chegar ao Brasil em breve, já que o trabalho de dublagem já tá pronto! Não que eu vá assistir dublado, mas a Warner não tava interessada nem em lançar aqui no Brasil os filmes legendados. E eu posso contar um segredo? É outro filme! É maior, é mais bonito, desenvolve vários personagens que ficaram à mercê dos cortes da edição e, é claro, é aquela quase-perfeição que eu citei no início do texto sobre o filme.

Esse não vela a pena só ver. Tem que ter em casa!

E vem aí "O Hobbit"...

===

Bom, falei que eu ia citar mais alguma coisa, não é? Ficaram fora da lista mas foram filmes que também marcaram: Brilho eterno de uma mente sem lembrança, V de Vingança, Watchmen (fantástico!), O Último Samurai, A vida é bela (lindo!), A queda, a trilogia Piratas do Caribe (sim, eu gostei, é divertido!), Johnny e June, Diários de motocicleta, Tropa de elite, Cidade de deus... e mais alguma coisa que eu não me lembro agora...

É isso...

ps.: ainda não consegui ver Inglorious Bastards, ok?


E eu já ia me esquecendo: UM FELIZ 2010 PRÁ TODO MUNDO!!!!

11 comentários:

  1. Vini, a sua década é ESPETACULAR! Melhor do que o ANO de muita gente por aí! Sério!

    Bom, como boa virginiana que sou, comentarei organizadamente!

    Star Trek: Bom, não sou trekker! Na verdade, sempre associei Star Trek com Star Wars, eu sei, vergonha, mas eu realmente achava que era tudo a mesma coisa. Acho que por não ser lá muitoooo fã de Star Wars, é aquele filme que eu acho que falta algo.
    E é esse algo que eu consegui nesse Star Trek. Por que eu assisti? Porque se o J.J. Abrams fizer um documentário sobre latas de leite condensado, eu vou assistir!!
    INFELIZMENTE eu fiquei de enrolação e não vi no cinema, que péssimo. Me arrependi MUITO! Filme espetacular, cenas de ação ótimas e atuações impressionantes! E ainda bateu meu recorde de choro no filme, chorei nos 5 minutos iniciais!!
    10 fácil!

    Wall-E: Eu, EU que odeio todos os insetos no mundo, me preocupei com a barata, precisa de mais?? Era o filme recorde de choro precoce, chorei com 19 minutos. Mas nesse eu continuei chorando o resto do filme!
    Pau a pau com o Rei Leão dentre minhas animações favoritas. Não só em animação, como em filme mesmo.

    Ali: Infelizmente não posso falar muito sobre esse filme, faz muito tempo que vi, lembro que me emocionei, mas não posso me estender!

    Batman - TDK: Não só uma das melhores adaptações, como um dos melhores filmes de ação de todos os tempos. Vi 5 vezes no cinema e veria mais 5 se entrasse em cartaz novamente, amanhã!
    Poucas vezes na minha vida vi uma atuação tão presente, tão real como a do Heath Ledger como o Coringa. SENSACIONAL!

    Senhor dos Anéis: Não sou a pessoa mais indicada pra falar desse filme. Eu assumo, inclusive que só vi os 3 há uns 2 anos atrás. E depois de 3 tentativas, que me faziam dormir na mesma parte do filme. [Do 1º, tá?!]
    Mas depois peguei os 3 e assisti, em sequência, uma verdadeira maratona LOTR!
    Ainda hoje não vou dizer que sou fã da Saga do Anel, mas digo que são excelentes filmes, talvez eu não seja o público alvo, mas são muito bons e mereceram cada um dos 17 Oscars. (CHUPA TITANIC, NADA, VIU?!)
    Virei uma apreciadora, comprei os 3 dvds duplos, mas não aprecio o suficiente para comprar a versão estendida!

    Pararei por aqui porque já falei muito, mais do que o post em si!!
    Pena não ter assistido "Bastardos Inglórios", mas quem sabe rola uma menção honrosa junto com "Watchmen", em breve?

    =*

    ResponderExcluir
  2. Vai de cada um, né? A lista é clichê demais (talvez "Ali" tenha até sido uma surpresa para alguns), mas não tem como fugir do lugar-comum, apesar da produção cinematográfica dessa década ter melhorado bastante, na minha opinião, com relação à decada passada.

    LOTR prá mim não é só melhor pq eu me apaixonei pela estória, mas também pela parte técnica.

    E doeu não colocar Uótximéin na lista... =P

    ResponderExcluir
  3. Offtopic: a Jennifer é virgem!!!!!

    Sobre a lista, a minha seria diferente. Certamente incluiria Tropa de Elite e Cidade de Deus (Brasil il il il!!!).

    Os outros três, assim sem pensar muito, seriam Bastardos Inglórios, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, e Pequena Miss Sunshine.

    Million Dollar Baby, O Último Samurai e Iwo Jima também poderiam entrar na lista.

    ResponderExcluir
  4. hahahaha... essa história da Jennifer virgem vc vai ter que explicar, PC!

    Realmente acabei deixando muita coisa boa de fora... mas se já foi difícil escolher 5... pensando bem, era prá ter feito uma lista com 10, né mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Porraaaa PC! Não sai jogando minha vida no ventilador assim! hahahahaha

    Não consigo ver graça em "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças". #prontofalei
    Já assisti diversas vezes e sempre termino o filme com aquela pergunta chatinha em mente: "Era só isso?"
    O.o

    ResponderExcluir
  6. Já que você falou em versão estendida, eu sempre tive essa curiosidade, e espero que a Jennifer saiba esclarecer.

    Por que extensão é com X se estendido é com S?

    :P

    ResponderExcluir
  7. Você é amigo do Fred, né ? Beleza, to te seguindo agora! Gostei do blog! Parabéns!

    abraços.

    ResponderExcluir
  8. Cara, PUTA lista que o senhor fez. Concordo com tudo, talvez, quem sabe, colocando Mente Brilhante e/ou Gran Torino, do Clint Eastwood.

    E a versão extandida de LOTR talvez seja o melhor filme já feito. Impressionante.

    ResponderExcluir
  9. - Ítalo, seja bem vindo!

    - Fernando, esqueci de citar Gran Torino. Filmaço! Mas não me marcou tanto assim... talvez por isso tenha esquecido...

    ResponderExcluir
  10. nunca vi esse Ali tipo... Star Trek é d+ e os outros tres tmb mas Ali eu nunca vi

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!