sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os "perigos" da viagem

Calma... este não é um post que vai falar sobre bandidos, conflitos indígenas, muito menos taxistas hermanos irados querendo rodar toda Buenos Aires só prá levar seu suado dinheirinho (sim, não é só no Rio que isso acontece). Vou falar dos lugares que estão fora da rota original da viagem que eu pretendo fazer ano que vem.

E por que esses lugares seriam "perigosos"? Antes de representarem um perigo real, são perigosos porque... bem, vou apresentá-los a dois lugares que eu vi as fotos e procurei na net relatos de viagem SÓ ESSA SEMANA. Vocês vão entender porque eles são perigosos...

Humahuaca - norte da Argentina:

Na rota original o norte da Argentina está completamente fora de questão. Mas hoje eu entrei no UOL prá ver se eu achava alguma notícia que me desse um motivo prá postar alguma coisa e dei de cara com essas fotos.

Preciso ficar comentando que achei o lugar lindo? A região, um vale de aproximadamente 155Km de extensão e que fica quase na mesma distância da fronteira com a Bolívia e do deserto do Atacama (CHI), guarda vestígios de populações anteriores aos Incas, além dos vestígios incas. É quase um lugar obrigatório prá quem curte História e claro, prá quem só quer mesmo conhecer belos lugares...

Bom, não sei se vai dar prá sair do Chile só prá visitar esse lugar, até porque tem um lugar fora da rota original e que eu adoraria conhecer (e falando sério, quero muito ir lá). É o...

Salar de Uyuni - Bolívia:

A proposta é meio idiota: conhecer uma salina. É isso que o Salar de Uyuni é: um grande planalto (eu ia falar "planície", mas a coisa fica além dos 3 mil metros de altitude), resultado da evaporação de um lago pré-histórico. Um lago de água salgada, é bom citar, porque lá sobrou muito sal...

Mas fala prá mim... dá prá ficar indiferente a uma paisagem assim?

Creio que não. Inclusive, essa foto é a que o "sal" aparece menos. Se você quer ter noção da estensão do planalto e da beleza do lugar, dá só uma olhada nessas fotos.

O lugar realmente é tão bonito que o Salar tá quase entrando na rota da VOLTA. A região é tão plana que é usada por astronautas e outros cientistas espaciais quando querem calibrar algum instrumento ou satélite no espaço. Só não me perguntem como eles fazem isso, deve envolver lasers, sei lá (vai que eu tô lá curtindo a paisagem numa boa e cai um laser na minha cabeça? =P).


Por isso que estes dois lugares são perigosos. Não pelos lasers, abestado! Mas sim porque eles estão fora da rota e são lugares que merecem uma visita! MAS E GRANA PRÁ ISSO? Será que eu terei? Não sei...

E isso é uma coisa que eu só vou responder quando estiver lá perto... a verdade é que cada dia que eu pesquiso sobre a América do Sul eu descubro lugares cada vez mais legais, mais bonitos... e isso porque eu tô pesquisando só na região conhecida como "Cone Sul"... imagina se eu resolvo pesquisar tudo?

Não volto prá casa nunca mais! =P

2 comentários:

  1. Lugar maneiro, grande Vaca !!!

    ResponderExcluir
  2. Deixa o comentário como "Anônimo", mas só tem um ser humano nesse mundo que me chama de "grande vaca": O Grande Zóio de Vaca...

    Meu irmão...

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!