terça-feira, 11 de agosto de 2009

Entre TORCER e torcer...

Adoro quebrar pseudo-torcedores na sua própria ignorância. Ainda mais sabendo que no Brasil temos basicamente 4 tipos de torcedores:

1 - O "doente", que não perde um jogo do time, sabe a escalação de cor e salteado, e alguns ainda por cima são chatos;
2 - O "ignorante", que é o extremo do "doente". A grande maioria odeia futebol, ou não curte mesmo. Na verdade nem é um torcedor, mas como muitos também fazem festa durante a Copa do Mundo, coloquei-os na lista;
3 - O "engrossa IBOPE", que diz que torce pro time "X", mas não tem qualquer informação da equipe e sequer vê um jogo (só como exemplo, sem querer perseguir, minha mãe diz que torce pro Flamengo mas nem passa na frente de uma TV quando a bola tá rolando);
4 - Por último, a pior raça: os "torcedores de modinha".

E é desse tipo de gente que eu vou falar agora. (sim, sei que alguns de vocês já devem ter pensado em um time em especial. CALMA, vou chegar lá)

Tô eu aqui no serviço de manhã, tomando um cafezinho e comendo um bolo de laranja, batendo um papo com um colega de trabalho flamenguista. Daqueles sensatos, artigo raro quando falamos das "massas". Daí que chega um rapaz recém-mudado para estas bandas, advindo de uma grande metrópole da América do Sul.

Porque ele mudou-se prá cá ao invés de continuar lá, na terra das oportunidades e da vida de conto-de-fadas eu não sei, só sei que eu não aguento mais ouvi-lo elogiando o ar puro da roça, a tranquilidade, a falta de engarrafamento, a facilidade prá fazer o trajeto casa/trabalho/casa em menos de 20 minutos, os preços mais em conta e a receptividade do povo daqui.

Na boa, eu moro numa merda de lugar! O que eu tô fazendo aqui, hein?

Mas voltando ao assunto principal... o cara chegou, deu bom dia, pegou um pouco do café na garrafa térmica, elogiou o café, dizendo que o daqui tem gosto (cara chato!) e quando percebeu que eu e o colega conversávamos sobre futebol, intrometeu-se na mesma:

- Ah, mas meu time é o melhor!

E começou a desfilar títulos e copas vencidas aqui no Brasil e fora daqui. De uma certa contenda com um certo time daqui do estado por causa de uma taça cheia de bolas (!), e que as glórias gloriosas daqui não glorificam como as de lá.

Quando meu colega papagaio-vintém ia abrir o bico, pedi a palavra:

- Nobre colega, sabes tu que estás à frente de duas pessoas que compartilham do prazer de acompanhar e torcer pelos teus times no clássico mais conhecido do mundo. De uma torcida chata, porém apaixonada, que sabes fazer barulho no estádio como se o inferno fosse uma grande caixa de som. E de outra torcida que ama e acompanha seu time para onde for, independente da divisão, e que foi responsável por fazer, sozinha, a festa mais bela já assistida pelo grande Mário Filho.

Mesmo assim, nobre colega, não faço pouco caso das conquistas de tua equipe. Muitas delas, inclusive, torci pelos triunfos, motivado que sou por torcer pelos sucessos dos times brasileiros. E até certo tempo atrás, nutria um sentimento de afeição pela sua equipe, mas ela esvaiu-se por culpa da empáfia, falta de modéstia e falta de humildade dos homens e mulheres responsáveis por comentar o nobre esporte bretão praticado em teu estado natal.

Portanto, nobre colega, faço apenas um pequeno questionamento, a fim de verificar teu interesse pela tua equipe, e também para saber se tens conhecimento de uma parcela ínfima da história de tua agremiação. Caso contrário, recusarei a manutenção de nosso debate. Pois bem... por acaso já ouvistes falar de um elemento conhecido pela alcunha de "Fio de Esperança"?

Preciso falar que o cara ficou com cara de otário me olhando e não soube responder?

Mandei o cara caçar a informação no Google. Mas como eu sou bom bagarai com vocês, vou colocar a foto do elemento, e se mesmo assim você não souber quem é, dou outra dica: foi um dos grande jogadores brasileiros de sua época, assim como um dos maiores treinadores brasileiros de todos os tempos. Tá aí o moço:



Na boa, não vou colocar link. Procurem no Google... e porra, conheçam a história do seu time, antes de ficar cagando goma porque tá na moda, valeu?

Ps.: perdoem a concordância porca. Sou péssimo em português...

7 comentários:

  1. Os "engrossa Ibope" e os "modinha" são os piores. E já entendi pra qual clube "torce" o tal cara do seu trabalho, e todos que conheço torcem pra essa MERDA tem essa mesma arrogância.
    Aliás, todos os torcedores de todos os times de "lá" (Saint Paul) tem essa arrogância.
    E ele deveria mesmo saber que o mesmo treinador que levou tantas glórias pro time dele, também levou pro seu. Isto é, valorizou tanto o futebolzinho que eles dizem ser o máximo, quanto o futebolzinho que eles dizem "valer menos". Tem gente que precisa mesmo parar um tempinho no Wikipedia e ler sobre futebol.
    Grande Telê.

    ResponderExcluir
  2. Nha, todo mundo gosta de falar mal do meu time hein? Dizer que somos todos metidos,que não sabemos nada das nossas "glórias do passado"
    Bom, eu sei quem é nosso fio de esperança, e lamento não haver mais jogadores e treinadores como ele....Enfim, continuo achando que todo tem é inveja do meu time hahaha Somos os melhores, não dá pra discutir!!!
    =p
    E o que eu sempre falo, não somos metidos, somos competentes hahaha

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vergonha alheia pelo cara que não sabia quem era o Telê.

    Perguntar então quem foi o Diamante Negro fora de questão...perguntar então se ele sabe que o maior artilheiro da historia do futebol nacional, o caboclo que fez mais gol que o Pelé jogou no time dele...é pedir demais.

    O São Paulo tem história, só precisam começar a conta-la pros seus torcedores ¬¬ Mas acho q eles não estão lá mto interessados.

    ResponderExcluir
  4. Porque acompanhar e torcer vendo o time jogar em Tókio, ou Yokohama, é fácil... difícil é ver os jogos às terças-feiras, ou aos sábados na REDE TV...

    Nem comento dos jogos às segundas, 8 da noite... é um drama pessoal, vocês nem tem idéia do que é isso...

    ResponderExcluir
  5. quem não sabe que Fio de Esperança é o Telê ou tem 15 anos ou não gosta de futebol.

    mas continue com teu clássico fantástico e seu campeonato carioca espetacular por aí ...

    no brasileiro estamos vendo a grandeza dos cariocas ...

    bairrista é pouco ...

    ResponderExcluir
  6. Demorou vir um babaca comentar, e ainda me chamar de bairrista... vou deletar o comentário não, deixa aí só prá provar a tese...

    ResponderExcluir
  7. Torcedor burro tem em qualquer agremiação, meu caro. Aposto que existem algumas questões sobre o Fluminense que nem você conseguirá responder de pronto, sem alguma consulta. Acontece, não é vergonha.

    Agora, antipatia por empáfia? Alguns torcedores tem números que amparam tal postura. E aqueles que se autoproclamam "nobres", "todo poderosos", "maior do mundo", "manto sagrado", "glorioso" ...esses são mais digeríveis? São justificados?

    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!