domingo, 24 de maio de 2009

Michael Scofield, o MacGyver do século XXI

Eu terminei durante essa semana de assistir a última temporada da série Prison Break, que inicialmente contava a estória de Michael Scofield e sua saga para tirar o irmão, Lincon Burrows, do corredor da morte.

A série enveredou por outros caminhos, e o objetivo que era "simples" (com aspas de propósito) acaba virando uma bola-de-neve, e além de ter que tirar o irmão da prisão, e a si próprio (pois Scofield vai preso com essa intenção), os dois com a ajuda da alguns amigos tem que destruir uma corporação conhecida apenas como "A Companhia", que nada mais era que uma espécie de poder paralelo dentro dos E.U.A., que eu alguns momentos até dita as ordens na presidência. Scofield vai usar de vários artifícios não só para sair da prisão, mas também para tentar derrubar a Companhia. E várias soluções para os diversos problemas beiram a gambiarra.

E aí nós não podemos deixar de citar e lembrar de outro personagem, esse sim já um velho de guerra no quesito gambiarra: MacGyver.

"Tudo que ele precisava era uma esferográfica e um clip." Era GENIAL!

E quem não lembra do MacGyver? O cara que fazia uma bomba com um chiclete, uma casca de banana e um clip de papel? E sempre acompanhado do canivete suíço. Brincadeiras e exageiros à parte, a verdade é que o cara sempre tinha uma solução genial para qualquer problema, e toda solução era cientificamente possível, nada muito mirabolante. A semelhança entre os dois personagens é clara. Do MacGyver eu não preciso ficar citando os feitos, quem nasceu na década de 1980 e não morou em Marte sabe do que eu tô falando, mas o Scofield teve idéias igualmente geniais:

- O cara tatuou a planta da prisão no tronco e nos braços, juntamente com várias dicas do que ele tinha que fazer prá sair dali levando o irmão. E ele não pensou em sair dali com as mãos abanando: algumas pessoas precisavam fugir junto com os dois, pois de alguma forma iam dar algum suporte para a fuga, tanto financeiro, quanto logístico.

- Algumas coisas que Scofield tinha que fazer para ter condição de fuga era usar alguns produtos químicos em algumas áreas da prisão (não vou entrar em detalhes, vejam a série), "abrindo o caminho" prá fuga.

- No segundo ano a coisa fica mais interessante, pois entra na estória o agente do FBI, Alex Mahone, igualmente inteligente e obcecado pelo objetivo (no caso do Mahone, caçar os "The Fox River 8"). Scofield, então, tem que se antecipar aos passos do Mahone, além de ter que correr do Kellerman, matador de aluguel da Companhia travestido também de agente do FBI.

- Na quarta temporada ele precisa roubar informações confidenciais que estão em alguns cartões magnéticos espalhados entre 6 pessoas, igualmente protegidas e cercadas de seguranças. O aparelho usado é uma espécie de celular que rouba informações eletrônicas dos aparelhos que estiverem perto, mas o problema é CHEGAR PERTO dos cartões. Scofield usa de algumas saídas que vão desde enganar uma empregada de um dos figurões, até furar um cofre dentro de um prédio federal apinhado de agentes... e no horário de trabalho da putada!

Se eu ficar citando aqui tudo que a mente do Scofield consegue fazer durante as quatro temporadas, vai virar um post quilométrico! Mas saibam que tudo que ele fazia, ainda tinha o agravante de freiar os impulsos do irmão porra-louca (o Burrows era o músculo da dupla, sem muito cérebro), fugir do FBI e em alguns momentos ter que fazer pacto até com o capeta!

Eu fiquei um pouco decepcionado com os últimos episódios da série, pois acabou virando um samba do crioulo doido. Mas no final, na média geral, eu dou nota 9 prá série. Saindo toda em DVD, é certa minha aquisição. E eu recomendo prá quem ainda não viu... é um bom passatempo prá esse hiatus do meio do ano, quando várias séries estão de férias.

Só não gostei muito da última cena... mas é surpresa, se eu contar, perde a graça...

Inté! Quando der, eu volto...

2 comentários:

  1. Esqueci de comentar: tudo que ele planejava acabava dando errado por fatores "externos" ao planejamento... a famosa "Lei de Murphy" atuou com força no seriado... claro que isso tornou a coisa mais legal de se ver...

    ResponderExcluir
  2. Você diz que o final foi mais ou menos, pois você não viu os últimos 2 espisódios (4x23 e 24). Eles dão fechamento a todas as dúvidas da série.
    Abs
    Zóio

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!