segunda-feira, 2 de março de 2009

Porque eu não sou fã do Los Hermanos

Por favor, vejam esse vídeo, mas principalmente, reparem na MÚSICA, no arranjo, e muita atenção na LETRA, é fundamental para entender o que eu vou argumentar aqui. Quem já conhece a música, pode pular pro próximo parágrafo.


Ok, vou entender que vocês ouviram a música. Veja bem: o que falar do som? É muito legal, sem ironia da minha parte. Eu acho FODA! Como guitarrista que considero ser, mesmo eu não valendo uma mísera "Si" arrebentada, é o tipo de SOM que eu queria fazer. E eu tô falando SÉRIO!

Meu problema é com a letra. E no caso do Los Hermanos, muitas letras.

Tudo bem que os caras falem de amores, amores perdidos, chifres e afins. Daniel, Zézé di Camargo & Luciano ganham a vida honestamente desta forma. Fresno e NX Zero também, mas... puta merda! "O Vencedor", por melhor melodia que tenha no universo, tem uma letra corna de tão triste!

Dúvidas? Acompanhem os seguintes versos:

"Olha lá quem acha que perder
é ser menor na vida
Olha lá quem sempre quer vitória
e perde a glória de chorar"

CACETE! Quem aí gosta de derrota? Todos fomos educados prá vencer na vida, em todos os aspectos. Você que está aí lendo, gostaria de perder a mulher ou o homem que ama? Gostaria, por exemplo, de ralar prá alcançar um patamar profissional interessante e que te deixa bem de vida e depois perder esse emprego?

Quando era moleque, você gostava de perder no futebol da rua? Eu não! A gente apostava até cacho de banana ou garrafa de suco pro time vencedor, mas a disputa sempre existia, e quem perdia queria revanche no outro dia.

Até entendo o sentido da letra, mas... mentira, não entendo como uma pessoa sã pode valorizar a derrota, qualquer derrota. Poxa, na boa, é pedir prá ser torcedor da seleção de futebol de Holanda na década de 1970. É vangloriar em excesso a seleção brasileira de 1982. É perder uma mulher, ou um cara, e dar como desculpa um "Você sabia que o tropeço te leva prá frente?".

Ninguém gosta de perder. Você pode, sim, até aceitar a derrota. Isso é uma coisa, afinal de contas, quando um ganha, sempre tem alguém que perde... e um dia pode ser você. Agora, usar essa derrota como consolo prá uma incapacidade sua, e se esconder atrás da incapacidade porque tem cagaço de vencer (sim, sim, tem pessoas que TEMEM a vitória) é muita cornice da pessoa!

Que mané "glória de chorar" o cacete! Pergunta pros sãopaulinos se eles gostaram de perder o tri seguido da Libertadores pro Velez Sarsifield em 1994? Pergunta pros vascaínos se eles gostaram de entubar um recente tri-vice do Flamengo no estadual? Mais recente ainda, conversem com um botafoguense sobre isso, mesmo depois da vitória de ontem na Taça Guanabara!

Pergunta se eu fiquei feliz porque meu Fluminense, depois de eliminar o Boca Jrs na Libertadores ano passado (algo que entre os times brasileiros, só o Santos, com o Pelé no time, conseguiu, e isso lá na década de 1960!) perdeu prá LDU do Equador? Ninguém vai lembrar disso daqui a 10 anos. Só nós, os derrotados tricolores. Eu, aliás, nem toco mais nesse assunto, daqui a 10 anos eu quero sim é comemorar o tetra na Libertadores!

Estão vendo? É a vitória que fica marcada! É o gol de barriga do Renato Gaúcho! É o Rogério Ceni fazendo chuver contra o Steve Gerard, do Liverpool, e segurando o heróico 1 a 0! É o Pet metendo aquele gol de falta no Hélton aos 45 do segundo tempo! É o Baggio bicando a bola prá Lua em 1994! É o Vasco virar um 3 a 0 prá 4 a 3 contra o Palmeiras, dentro do Parque Antártica!

É Michael Jordan pedindo a bola nos segundos finais do jogo e abrindo caminho para o segundo Three-Peat da história dos Bulls! É o motor da McLaren apagar na largada, o cara cair prá décimo-quarto, passar todo mundo e ainda sagrar-se campeão mundial! É o time quase imbatível do Bernardinho, que fica puto com uma medalha de prata, mesmo depois de ter vencido TUDO nos últimos 8 anos. Esses caras não aceitaram as derrotas.

E eu sou assim também.


- Ps.: se algum fã xiita do Los Hermanos vier aqui encher meus pacovás, eu vou sim aceitar todos os comentários, desde que sejam educados, ok? (porque daqui a pouco isso aqui cai no Google, aí já viu, né?)

- Ps2.: "A Flor", música que eu citei no post anterior, quase envereda pelo caminho de "O Vencedor", mas eu um dia prestei bem atenção na letra, e ela quase redimiu os barbudos comigo. Mas se tem gente que é fã dos Beatles por essa ou aquela música, eu não sou fã do Los Hermanos por causa d'O Vencedor. E tenho dito!

3 comentários:

  1. Se fosse há uns 5/6 anos eu te esculhambaria... já fui xiita hermaníco... hahaha!

    ResponderExcluir
  2. ñ sou fã dos los hermanos,mais escuto algumas musicas..
    pelo que eu entendi essa musica fala de pessoas que ñ sabem perder,e que ñ aprendem com a derrota..por outro lado fala de pessoas que sabem que isso acontece, que e inevitavel e lidam com isso,sem se desestruturar.
    vlew

    ResponderExcluir
  3. Eu amo Los Hermanos mais pelas melodias que pelas letras, confesso. As músicas são emotivas mesmo, mas o som é demais! Quanto ao vencedor... já conheci pessoas assim, pouco ambiciosas. Preocupadas em fazer apenas o necessário para viver bem, sem cobrar estar entre os melhores. Não é uma perspectiva ruim para elas, pois não fazem questão do que os ambiciosos fazem. A propósito, não fazer questão da vitória não implica gostar da derrota, você que interpretou dessa forma...

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!