domingo, 4 de janeiro de 2009

Um depoimento moleque

Tá rolando uma discussão muito interessante nesta comunidade do orkut sobre "o fim da blogosfera".

Não vou ficar entrando em detalhes sobre o que está certo ou errado na discussão, ou até mesmo o que é essa maldita "blogosfera". Ficou curioso, acesse a comunidade, se quiser faça parte e aproveite para opinar, afinal de contas, está aberta a discussão na mesma.

E antes que alguém venha me dizer que isso na verdade é briguinha, birrinha de gente mal-sucedida na web e que está putinho(a) porque nunca ganhou dinheiro com a coisa, dou o meu exemplo:

Comecei a blogar pensando em expôr minhas idéias. Escrevia, sentava o malho onde tivesse que ser e ninguém tinha nada a ver com isso. No início, só uns loucos liam o que eu escrevia, e uns mais loucos ainda comentavam, até mesmo porque eu falava bastante de politicagem e problemas sociais... coisas que alienado nem se toca que está do lado acontecendo.

Com o tempo, enfiaram na minha cabeça que sim, era posível ganhar dinheiro na web. Na época eu tinha uma média de 100 visitas/dia (maioria paraquedista). Procurei algumas pessoas e as palavras foram quase unânimes: você escreve bem, com um pouco de trabalho sério e disciplinado você pode aumentar seu número de visitas diárias e pensar em começar a ganhar uma grana.

Quando você perguntava "quanto é que você ganha?", ninguém respondia.



Só que aquele meu primeiro blog tava fadado ao fracasso. Cheio de palavras ofensivas, palavrões e assuntos "chatos", aquilo não chamaria a atenção de ninguém! Fiz outro blog, rebuscado, procurava falar de coisas boas, coisas mais interessantes (para o gado ler), fazer piadas sem graça e quase não falava mais mal de qualquer coisa. Palavrão passava longe.

Uma coisa que eu não tinha percebido é que quando eu voltava a escrever com a fagulha das antigas, a escrita interessante de outrora, os comentários inteligentes apareciam, não só as chamadas "salsinhas" (que, convenhamos, na maioria das vezes nem comentam). E eram justamente os comentários daqueles(as) malucos(as) que comentavam antes!

Pior que meu contador de visitas não aumentava de forma satisfatória, mesmo com cadastros em várias redes sociais (na época o Twitter tava no saco do pai dele ainda). Uma vez eu emplaquei um post no UÊBA!... "Uêba!", logo pensei, pois meu contador foi lá pro alto. Depois fiz um post só com palavras de sacanagem. Até "velhas surdas transando" eu coloquei no post, e a porra pegou paraquedistas, acreditam?

Aí eu pensei: "porra, se eu preciso de outra pessoa prá ter uma visibilidade maior, e de sacanagem prá ganhar números, eu prefiro continuar trabalhando onde eu estou do que depender dos outros prá uma coisa que é igual mulher na TPM, imprevisível! Tô fora!"

E aí, depois de um longo tempo e uma dor-de-cabeça maior ainda (porque din-din que é bom, necas!), eu desisti da coisa. E cá estou!

E tenho certeza que os malucos láááá do começo (ainda não consegui avisar todos da volta à ativa) já estão lendo o que eu estou escrevendo. E no dia que eles quiserem e se sentirem à vontade, vão comentar. Porque melhor que somar paraquedistas e (pouco) dinheiro, é contabilizar alguns leitores que realmente gostam do que você escreve.

E isso (na boa, não é jabá de cartão de crédito) não tem preço!

2 comentários:

  1. PERFEITO!!!!!!!!!!!!


    Pena que tem gente que não entende essa discussão e te chama de "Bobão Magoado", né?

    ResponderExcluir
  2. Quanto às leituras, falo por mim: tem blog "famoso" que eu só acessei uma vez, depois nunca mais voltei... só tem jabá ou post chupado de outros lugares.

    Foi o que vc disse no Twitter, Rubens: "vc trabalha, não depende disso prá viver". Nem eu, eu ia tentar ganhar um qualquer a mais, só isso...

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!