domingo, 28 de novembro de 2010

Meus dois dedos de prosa sobre a violência no Rio.

Essa semana foi dose prá leão! E olha que eu não moro no Rio (capital), mas sim no interior, em uma cidade relativamente perto e ao mesmo tempo um pouco longe. Mas mesmo quem tá longe não consegue ficar indiferente ao que está acontecendo.

Por isso, queria fazer duas considerações. A primeira eu vou dividir em tópicos, mas esses tópicos fazem parte do todo, vocês vão entender:

- O primeiro fato que eu levo em consideração como o mais importante de tudo na discussão e jamais mudarei minha opinião quanto a isso é: TODOS tem direitos IGUAIS perante a Lei. Isso quer dizer que sim, eu acho que bandidos tem direito a um julgamento honesto e não devem sofrer tortura quando presos. Mas nada me deixa mais puto do que ativistas de Direitos Humanos que nunca vão prá TV pedir justiça quando uma criança fica presa num cinto de segurança e é arrastada por bandidos por alguns quilômetros. Hipocrisia tem limite.

- Não sou usuário de drogas e sim, acho que até mesmo quem aperta aquele baseadinho no fim de semana só prá relaxar financia o tráfico.

- Eu sei que os governos tem parte da culpa na medida em que NUNCA fizeram qualquer coisa pelos menos favorecidos. O que o governo do Rio tem que fazer hoje em dia, o enfrentamento, é a medida mais rápida prá solucionar parte do problema. Mas essa solução deve vir acompanhada em um futuro bem próximo de uma estrutura social (escolas, hospitais, transporte público etc) melhorada para que o problema não volte no futuro.

- Sim, tem gente que mesmo dentro de um "sistema" favorável à manutenção de boa índole das pessoas ela seria bandida. E podes crer que ali no Alemão estão algumas delas.

- Não peça para os policiais "pegarem leve", por favor. É o deles que está ali na reta de tiro do traficante. E é guerra. Traficante não tem letreiro na testa informando sua "profissão", portanto, o que a gente deve torcer é prá que a operação machuque o menor número de civis.

- Vão continuar a "caça às bruxas" até derrubar TODO o Sistema? A população agradeceria eternamente, ok?

Já o minha segunda consideração (e um pouco de informação) tá no meu texto do HistóriaZine, que você lê CLICANDO AQUI.

Uma boa semana a tod@s!

3 comentários:

  1. Ainda bem que você escreveu. Eu já não tenho mais forças ou paciência e concordo contigo em gênero, número e grau. Obrigada =o)

    Beijoca.

    ResponderExcluir
  2. Cara, a limpeza está sendo bastante saudável, mas sabemos que é só uma medida emergencial... Eu defendo que se mate a raiz do problema, mas essa limpeza foi bom sim.

    ResponderExcluir
  3. A grande questão ai é o seguinte. Eu que moro na periferia de Saõ Paulo e trabalho desde os 14 anos sei por experiencia propria, muitos se tornam criminosos na "pilha", não é apenas a miseria que transforma o individuo, mas sem duvida é muito mias facil quando os pais são incapazes de cuidar de si mesmo e fazem filho a torto e a direita.

    A "solução definitivel" seria o estado prover infra-estrutura a estas comunidades. Levar moradia, educação, saneamento-basico a essas comunidade, que afastaria as pessoas da estrutura do trafico, mas mesmo sendo feito à reboque e toque de caixa demoraria de dez a quinze anos.

    Temos que ter que em mente, que pelo menos é uma tentativa, e qualquer que seja a motivação foi o melhor para o Rio de Janeiro, afinal:
    "deixar como tá, pra ver como é que fica" não é mais uma opção.

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!