sábado, 23 de outubro de 2010

Pelé 70!

Olha, eu não estou aqui para julgar a conduta do cidadão Edson Arantes do Nascimento, sequer questionar o que ele faz com a imagem do Pelé. Mas não podemos negar que, independente do que o Edson faz ou fez (ou deixou de fazer) o Pelé será imortal.

O mais legal de tudo é poder ouvir as histórias que contam do maior jogador de futebol de todos os tempos. E ouvir isso da boca de pessoas que VIVERAM A ÉPOCA é melhor ainda. Meu pai é um dos maiores entusiastas da história do Pelé, viu muito do que se conta e eu levo fé (até porque já li em jornais e revistas, ou seja, meu pai não inventa). Um exemplo? Pelé já vestiu a camisa do Flusão ... e o PC contou essa história em seu blog.

Também conheço muita gente que é CONTRA o Pelé. Gente que não reconhece Sua Majestade. Deve ser raiva. Paixão clubística é uma coisa que não tem explicação. (eu também não sou exatamente um fã do Zico, adoro zuar flamenguista dizendo que ele nunca ganhou uma mariola pela Seleção, mas não posso negar que ele jogou muita bola)

Pelé já foi alvo de diversas polêmicas. Já "ficou cego" só porque João Saldanha (comunista até o último fio de cabelo) não aceitaria voltar com a Jules Rimet e ter que ir a Brasília apertar mão de general. Já foi expulso de campo e o público expulsou o juiz, trazendo o Rei de volta. Já foi motivo prá parar uma guerra na África. Já foi goleiro e, dizem, não fez feio!

Já foi desafiado e zuado pela zaga vascaína em pleno Maracanã, com 2 a 0 a favor do Vasco. Eles perguntavam "Cadê o Rei? Cadê o Rei?". Pelé empatou o jogo com gols aos 40 e 43, pegou a bola nas redes, levou prá um dos zagueiros e disse: "Leva prá sua mãe e fala que foi o Rei que mandou!"

Segundo alguns cronistas esportivos, "só aprendeu a bater" depois da Copa de 66 e virou um MONSTRO em campo. Vejam o filme Pelé Eterno e vocês vão entender. VAI PEGAR NA LOCADORA, eu espero. ... ... ... o negão jogava demais, não é mesmo?


Naquela época não tinha photoshop, ok?


Porra, o Pelé conseguiu fazer americano gostar de futebol! Precisa provar mais alguma coisa?

Vida longa ao Rei!


Ps.: eu tive a HONRA de ver o jogo comemorativo dos 50 anos do Pelé (pela TV, lógico!). Teve uma bola que ele pegou na intermediária de defesa e saiu rápido com ela dominada, a passada larga em direção ao gol adversário, passou por um, por dois (lógico que ninguém ia dar um pontapé no véio) e tocou em profundidade prá um borra-botas que tava jogando pela Seleção naquele dia.
Olhei pro lado e meu vô tava com um sorriso maroto no canto do lábio... "Êh negão!" ele disse... era o Pelé que ele viu jogar, mesmo por 1 minuto...

4 comentários:

  1. Essa foto do suor em formato de coração é sensacional.

    O Rei jogou demais. Merece toda homenagem!

    Vinicius, obrigado por citar meu post!

    Abraço,
    PC

    ResponderExcluir
  2. Vinicius, tem uma matéria do jogo de 1990, que você citou, no Globoesporte.

    ResponderExcluir
  3. Essa foto, se eu não me engano, é do pessoal da Placar. O fotógrafo foi muito feliz ao perceber o suor em formato de coração.

    Eu vi essa reportagem. E na época o Rinaldo era jogador do Flu. É mole? rsrs

    ResponderExcluir
  4. Lindo o teu blog! Adoro matérias de jornalismno esportivo!

    Realmente, o Rei jogava com o coração! Algo tão raro hoje em dia,já que futebol virou um negócio!

    Vida longa ao Rei do futebol!

    Abraço,
    Isabela
    http://hojeepauta1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!