sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sobre imprensa, Seleção e a falta de coisa útil prá contar...

Lá vou eu me meter onde não é minha praia... mas vamos lá!

Já é de conhecimento geral que existe uma clara má-vontade da imprensa brasileira com o sr. Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido em terras tupiniquins como Zangado Dunga, o atual treinador da Seleção brasileira. E isso não é de hoje, vem desde 1990, quando a culpa pela falta de pontaria do ataque brasileiro levou a derrota e eliminação para a Argentina ser celebrada com a expressão "Era Dunga".



Só que a "Era Dunga" venceu na Copa de 1994, para muitos com um futebol pragmático e pouco criativo (tirando a ajuda providencial do artilheiro Romário). Não eram os adversários que entravam em campo não querendo perder para o Brasil, e sim a Seleção que, comandada pelo gaúcho no meio-campo, não conseguia "dar espetáculo" e despachar todo mundo. Se você também pensa assim, eu tenho um segredo prá te contar:

A última vez que a taça da Copa do Mundo foi erguida por uma seleção realmente talentosa foi em 1970. A frase "Tem que ser campeão com o futebol mais bonito da Copa!" começou a não fazer sentido em 1974 e 1978 com as derrotas da Holanda e deu seu último suspiro em 1982, graças a Paolo Rossi. De lá prá cá temos boas ou razoáveis atuações que garantem a taça. E só! O futebol mudou, a expressão "não tem mais time bobo" pode ser traduzida pela globalização do esporte. Hoje tem sul-coreano jogando no Manchester United e norte-americano assinando contrato com o Milan.

Vou dar um exemplo rápido antes de prosseguir no texto: seleção norte-americana de basquete. A FIBA abriu a regra para atletas da NBA jogarem as Olimpíadas e foi uma festa em 1992 e 1996... então os times da NBA começaram a contratar atletas do resto do mundo e... vai lá ver como foram as Olimpíadas de 2000, 2004 e 2008... vai lá, eu espero! Tem título muito suado dos E.U.A. mas também tem até ARGENTINA CAMPEÃ OLÍMPICA... é, amigos... Argentina!

Mas voltando ao texto, nessa Copa a imprensa brasileira tá meio que descarando sua indignação com o Dunga. Já foi assim na Copa das Confederações ano passado, e o que era um movimento apenas descarado de parte dos profissionais da BAND e um ou outro babaca que comentava na TV paga generalizou. Na GRobo, reduto do eterno oba-oba com a Seleção já dá prá perceber aquele sorrisinho amarelo dos repórteres quando eles falam do tal do "treino secreto" e da falta de liberdade em cobrir a Seleção.

Cara-pálida, liberdade prá cobrir a Seleção PRÁ QUE, me diz! Prá fazer que tipo de matéria? A gente não aguenta mais aquele tipo de reportagem que mostra o que os caras vão comer, qual sabonete eles usam prá tomar banho, quantos quartos tem o hotel, quem é o carinha que carrega as malas da Seleção (sem trocadilho, por favor) ou então quem é a tia que lava a roupa dos caras.

E as reportagens com as famílias dos jogadores? Nêgo tá lá quieto querendo só assistir a um jogo da Seleção mas tem que extravasar com moderação quando sai gol do irmão/filho/primo/sobrinho/tio porque tem uma porra duma câmera da GRobo ligada dentro de casa "prá pegar a emoção da família"... VÃO TE CATAR! Se meu irmão ou primo tá jogando a Copa e ele faz um gol (ou defende um pênalti, sei lá) eu saio xingando e socando o ar que nem o Pelé (mas nesse caso vai mais parecer um retardado tentando socar o ar que nem o Pelé, porque até prá isso o negão era estiloso) e se tem uma câmera filmando meu orgulhoso e emocionado mico eu dou uma bicuda e quebro o equipamento todo!

Nunca mais vai aparecer um repórter aqui em casa! Isso eu garanto!

Então, jornalistas, vocês não tem nada de útil prá fazer durante a Copa a não ser falar dos TIMES. Esquemas táticos, lances importantes dos jogos, gols feios, gols bonitos e só! Podem até falar da expectativa do público, de como os torcedores de outras seleções se preparam para os jogos (isso é até legal), da festa antes, durante e depois das partidas e (ninguém faz isso, então #ficadica) um repórter dedicado que fique "especialista" em cada grupo, e que o cara acompanhe as seleções do grupo até a última participação das mesmas. Quase como um comentarista, e com conhecimento para comentar, só que trabalhando como repórter. Custa tanto pensar uma cobertura inteligente?

Claro que não. Então não chamem o Dunga de burro, e deixem o cara cuidar do time. Ele já evitou o oba-oba e a zona de 2006, e isso já é um mérito indiscutível!


Ps.: vamos falar sério: se é prá causar polêmica, dar audiência e "ter notícias, novidades", porque vocês, jornalistas que cobrem a Seleção, não contam quando Fulano ou Beltrano pula a cerca??? Vocês sabem que rola, não adianta dizer que não. É rabo-preso, né? Sei...

3 comentários:

  1. hahaha o soco no ar do Pelé é de um Rei mesmo. Já vi mais de 100 tentando imitar, e nenhum chegou perto de tanta realeza. :)

    Concordo com o texto, especialmente na parte que fala da conquista de 1994. Não entendo tantas críticas, aquela foi a melhor Copa que eu vi. Havia muitas seleções boas: Bulgária de Stoichkov, Itália de Baggio, Romênia de Hagi, Argentina de Batistuta (e um decadente mas ainda Maradona), Suécia de Brolin, e claro Brasil de Romário. :)

    ResponderExcluir
  2. Pelé era Pelé. Depois vem todo o resto.

    A Copa de 1994 foi pragmática sim, mas muito menos que estas últimas Copas. Os esportes mudam, as regras costumam se adaptar para acompanhar a evolução dos jogadores (exemplo: vôlei. Criaram a posição de líbero, um jogador especializado em apenas defender prá que? Prá que a bola ficasse mais tempo no ar). Mas o futebol não muda!

    Ou são mudanças tão ridículas que apenas servem para "consertar" antigos erros, como por exemplo os 6 segundos que o goleiro pode ficar com a bola nas mãos. Essa regra só existe hoje porque antigamente a cera era descarada!

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Vinicius.

    Parreira teve muito mérito naquela Copa. Não havia um camisa 10 disponível (ahhh, Dunga, ahhh, Dunga...). E mesmo assim ele conseguiu ser campeão.

    O pé-de-uva foi o rei dos improvisos. Improvisou Mazinho como meia de criação, improvisou Dunga como meia de ligação... e alguns dizem que improvisou também Deus como atacante. :)

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!