terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Música na marra!

Todo ser humano que um dia teve aulas de música sabe: não é fácil compor, tanto letra como melodia. Prá algumas pessoas (Cazuza, Renato Russo, Chico Buarque, Herbert Viana, só prá ficar em 4, tem muito mais) é relativamente fácil. Ou parece fácil, e se é difícil, eles nunca falam. Para outras, é um parto. Alguns até com muitos gemidos e palavras esquisitas.

Prá minha pessoa é uma coisa impraticável. Já tentei, desisti depois de produzir porcarias que me levariam prá prisão após um linxamento público. Criar música é um dom, e apesar de eu até tocar bem violão, não levo jeito prá construir, só reproduzir o que já existe. E com dificuldade, diga-se de passagem...

Mas outra coisa que eu aprendi nas aulas de música é reconhecer um trabalho bem feito. Meus gostos mudaram bastante depois que eu comecei a tocar violão. Conheci e passei a respeitar artistas que eu ouvia mas nem dava atenção, e ignorar outros que realmente não merecem atenção.

Em outras palavras, fiquei chato! Mas vejam esse vídeo aí embaixo e depois vamos continuar a linha de raciocínio (é rápido, senão o povo deixa o post de lado):


Sim, é o Keane. E o post foi escrito com essa música ao fundo.

Mas minha linha de raciocínio é a seguinte: música se faz na marra! Estúdio ajuda bastante, e tem garantido o feijão-com-arroz de muita gente realmente ruim por aí. Mas quando o(s) artista(s) sobe(m) no palco, o bicho péga. Só os bons sobrevivem aos críticos chatos. Aqueles que passam pelo crivo dos malas, são respeitados. Os outros vão pro limbo.

E eu sou assim: não gosto da música do artista / banda, mas o som é bom, é bem feito e tem qualidade. Eu não falo mal só porque eu não gosto. Eu respeito.

E eu fiquei de boca aberta quando eu vi que o Keane sobe no palco com bateria e piano. E SÓ! As música "de estúdio" são mais elaboradas, e eu tenho certeza que naqueles notebooks perto do pianista tem uma base melódica... mas mesmo assim, o U2 também tem. Mas o resto é na marra!

Ôpa! Pérae... eu falei que rola uma base melódica graças aos notebooks? Não... assistam esse vídeo. É tudo na mão do tecladista.

Gente assim eu respeito (no caso do Keane, eu curto várias músicas, apesar de não me considerar fã)... o resto eu abomino, ainda mais se subir no palco prá fazer playback, que nem eu já vi dona Ivete fazer... é triste!

===

Prá acabar, rapidim: tô bem. Tem horas que o bicho péga na saudade, mas eu vou sobreviver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!