terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dicas de corrida para sedentários mórbidos e preguiçosos

"A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética à prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam." [fonte]

Quando o padre maluco deixa, dá até prá correr uma maratona E GANHAR!

Eu podia acabar o post na citação, pois ela diz tudo. Mas eu queria deixar algumas dicas de como um cara sedentário, com sobrepeso, grande volume e flacidez abdominal e preguiça nível Extreme (ou seja, eu) pode sim começar a correr e emagrecer com saúde.

Mas antes farei duas considerações:

1 - Procure seu médico antes de começar a atividade física.

2 - Antes de voltar a correr (já fui praticante lá pelos meus 18 até os 21 anos) eu abusei de um recurso que eu tenho em casa. Prá quem não sabe, eu tenho que subir uma senhora escadaria prá chegar em casa, e aproveitei parte dessa escadaria prá iniciar a atividade física e sair da inércia. Nos últimos dias eu estava subindo cerca de 1200 degraus (não contando as descidas). Foi importante prá fortalecer os joelhos e os músculos das coxas. Mas você pode começar a correr sem fazer isso, basta seguir as regrinhas abaixo:

Faça um bom alongamento:

Prá quem é sedentário, é fundamental o alongamento antes do exercício. Previne lesões, cãimbras e toda sorte (ou seria azar?) de dores provenientes do exercício.

Faça um bom aquecimento:

"Ué? Alongamento não é aquecimento?" Não. Na dúvida, procure um profissional de educação física que ele te explica.

O aquecimento é o complemento do alongamento (eu entendo dessa forma). E como a gente vai aquecer prá correr? Andando. Estipule uma distância inicial ou um tempo e ande rápido. Só depois de percorrer essa distância (ou cumprir o tempo) comece a correr.

Respeite seu ritmo:

Você ficou parte da vida com o rabo sentado na frente de um computador, não vai querer sair que nem o Forrest Gump correndo enlouquecidamente. E também não adianta sair correndo rápido que nem o Usain Bolt. Acredite, você não chega ao final dos 100 metros... vivo!

Comece com uma velocidade (bem) moderada. O pessoal gosta de chamar de trote. É bom prá fortalecer a musculatura das pernas. No início você vai sentir um cansaço muscular que pode ser intenso e uma certa dor, mas em uma semana seu corpo já vai pedir prá você sair correndo quando você estiver caminhando no aquecimento.

Com o tempo de exercício, aumente a distância a percorrer (eu fiz isso após uma semana), não tente fazer o trajeto inicial em um tempo menor. No início você precisa fortalecer seus dois pilares fundamentais da corrida: a musculatura e a oxigenação do corpo. Precisa adquirir resistência, não velocidade.

E a distância a percorrer? Isso depende de cada um. Eu hoje estou correndo 2Km, comecei com 1Km. E semana que vem tentarei (veja bem: TENTAREI, pois vou respeitar meu corpo) 3Km.

Termine o exercício com uma boa caminhada:

A caminhada serve principalmente prá fazer circular o ácido lático no corpo, que costuma acumular nos músculos após as atividades físicas. E ele é o responsável (em parte) pelas dores que nós sentimos após o exercício.

Serve também prá dar uma desacelerada gradativa na frequência cardíaca e respiratória.


Considerações finais:

Não sou médico, portanto, nunca é demais lembrar novamente: PROCURE SEU MÉDICO antes de qualquer atividade física.

Procure pensar em algo bom enquanto faz o exercício. Pode pensar até em comida, desde que você não chegue em casa e coma um boi! É normal sentir uma fome esquisita no início, mas com o tempo você acostuma. Eu, prá evitar pensar em comida ou cerveja, coloco o MP3 prá rodar. Acreditem, ajuda muito.

Hidrate-se, e evite correr com o sol muito forte. Tem gente que prefere correr pela manhã, outros preferem o fim de tarde. Como eu tenho sido atacado por uma preguiça mortal logo pela manhã, eu chego do serviço, troco de roupa e parto pro crime contra as gorduras.

Bom, é isso. Experimente você também, vai te fazer bem...

E quando der eu mostro os "resultados"... =P

2 comentários:

  1. Ae!!Também comecei! Vamo ver aí se vai dá certo.

    ResponderExcluir
  2. JOGAR BOLA PORRA!!!
    Sem zueira. Fiquei mileanos sem jogar bola ai um conhecido me levou pra jogar society com uns motoristas de onibus. Negada gente boa, doida de pedra e absolutamente maluca por futiba. Um desses irmãos chegou a morrer na quadra após uma partida de futebol, deixa pra lá. Bem, oque eu quero dizer é que passei dois meses jogando de sabado e voltei a jogar campo, e joguei algumas vezes na quarta-noite e é o seguinte: CERVEJA depois de 1:30hs jogando emagrece. Comecem a bater um futiba e depois virar uns copos é batata...à não ser que tu tenha um ataque cardiaco fulminante depois, ou desenvolva cirose, ou ainda quem sabe oque é mais provalvel tu arrebentar os joelhos e os tornozelos. Por que quem tá gordo fode os joelhos quando vai dar arrancada

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!