terça-feira, 28 de julho de 2009

Prá que brigar, se todos somos racistas?

Pessoal reclamando do Danilo Gentili, que fez uma piada ofensiva aos negros no final de semana no Twitter e um monte de gente reclamou... aí ele ainda por cima piora as coisas (pelo menos, na visão de algumas pessoas) com este post ironicamente racista.

E daí que quando eu cheguei em casa agora à tarde eu li
o que pensa o Hélio de La Peña sobre o assunto... e vocês querem saber o que eu penso disso tudo?

"
- Nããããããoooo...."

Vou falar, até porque eu acho que enquanto professor de História, eu não posso ficar em cima do muro. Não mesmo, não nesse assunto específico, ainda mais formado por uma faculdade em que os alunos lutaram prá ter na grade aulas de História da África.

O Danilo está errado ao comparar o negro com um macaco. Assim como quem chama um gordo de baleia também está errado. O Hélio diz que "O problema é que ninguém parado numa blitz foi xingado de girafa pelos canas. Também não ouvi falar de um porteiro que tenha dito a um gordo: 'Sobe pelo elevador de serviço, baleia.'”

O Hélio tá certo. É desconfortável ser associado a qualquer animal, seja ele qual for, e isso independe da pessoa que fizer essa associação. Amigo, irmão, pai, mãe, tanto faz. Primeiro que já vem na hora a idéia de irracionalidade, e o sarcasmo que deveria ser engraçado perde o tom já no início.

Agora... e o Danilo? Porque muita gente sentou o pau no cara e aparentemente nem leu o que ele escreveu no post... pois saibam, crianças: doa O QUE doer e doa EM QUEM doer, Danilo Gentili disse umas verdades...

"Dividir uma espécie por raças nada mais é do que racismo." Atenção, integrantes da raça humana: vocês são racistas! Eu, você, e qualquer outro que criticou o Danilo. Prá começo de conversa, a Antropologia moderna nem aceita mais o termo "raça", e sim ETNIA. O termo "raça" foi cunhado por europeus nos séculos XVII, XVIII e XIX que queriam de qualquer forma justificar a escravidão dos negros.

E o que mais dói, e o Danilo citou em seu texto: os negros que eram escravizados no Brasil (e em outra colônias), vinham através de um comércio que começava lá na África da seguinte forma: tribos (negras) vencedoras de batalhas contra outras tribos (negras) faziam os derrotados de escravos. Aliás, a escravidão na África sub-saariana era lugar comum entre a quase totalidade dos povos que ali habitavam.

E de onde vocês acham que o homem branco comprava esses negros que seriam escravizados nas colônias? Vocês acham que por acaso o homem branco aportava a nau na costa africana e os negros corriam prá dentro do barco por livre e espontânea vontade e prendiam as mãos nos grilhões porque achavam bonito? Não, senhor! No início, os brancos compravam os escravos de guerra das tribos africanas... mais tarde, claro, o comércio de escravos tranformou-se em algo rentável, e a obtenção de escravos pela guerra entre as tribos virou mesmo um negócio, até mesmo para os africanos que não eram "capitalistas".
Na maioria absoluta das vezes era o negro africano que caçava o negro africano e vendia para o branco!

Uma observação é necessária: a escravidão entre tribos africanas não chegava aos pés dos abusos que aconteciam do lado de cá do oceano. O elemento feito escravo trabalhava bastante, ajudava no crescimento da tribo, mas era respeitado, e podia até se casar com alguém da tribo vencedora!

Mas independente disso, o que dói nos pseudos-defensores da liberdade e que são conhecedores da História é que o negro foi escravo porque outro negro o fez escravo e vendeu para o branco. A verdade é essa! Pensem comigo: se os negros adentrassem o continente africano, esquecessem as brigas tribais em favor da defesa dos povos africanos, eu queria ver o branco azedo cagão ir lá no meio do mato caçar alguém! Duvido!

E quando o Danilo cita que os negro são racistas com eles mesmos, vamos parar de hipocrisia? SÃO! Não preciso exemplificar, todo mundo tem em mente algum exemplo prá contar...

Agora, quanto as piadas, concordo com o Hélio, elas tem que ser engraçadas e não ofensivas. E quanto à discussão do politicamente correto, eu tô do lado do Danilo, vocês são chatos prácaraleo! Entrem em algum grupo de Direitos Humanos e vão prá portas de delegacias defenderem criminosos hediondos, e não me encham o saco!

#prontofalei

3 comentários:

  1. Pois eu sou um chato desses pracacildis... Quem foi que disse que Direitos Humanos são apenas para criminosos e devemos ficar em porta de delegacia? Tem alguém esquecendo que o tiozinho da padaria também é um ser humano e merece ter seu direito respeitado também, por exemplo. #Prontofalei.
    No mais, vou seguindo de acordo com seus pensamentos. Valeu, Vinícius.
    All3X

    ResponderExcluir
  2. Mas eu só vejo grupos de Direitos Humanos na porta das delegacias... ninguém vai lá olhar pela família da vítima...

    E claro que eu escrevi isso ironicamente, como várias passagens do post do Danilo são irônicas... doa em quem doer...

    ResponderExcluir
  3. Ae Ruy... mandou muito bem.

    E politicamente correto é uma piada... tinha que vir do populismo lulista...
    Aliás... esse populismo com ares de socialismo moreno é uma piada de mau gosto.

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!