quinta-feira, 12 de março de 2009

Eu vi Watchmen, e daí?

Tanto falaram do filme que a primeira brecha que eu tive, eu fui pro cinema!

Eu não li as HQs, e prá ser bem sincero, nem quero ler. Tanto pelo fato de eu estar sem saco prá ficar lendo quadrinhos, quanto pelo fato do que o que eu vi no cinema já me agradou bastante. Se alguém mudou o final ou não, nem me interessa. Pelo que dizem, no DVD eu descubro o final original. Então, que seja!

Mas não se assustem com o texto. Não vou colocar aviso de spoiler, até porque eu não tava muito interessado em falar sobre o filme em si, mas sim em uma situação que eu achei interessante no filme, e que até uma toupeira nos dias de hoje, com essa quantidade de spoilers por aí, já sabe, então eu não estarei falando nada de "inédito", muito pelo contrário. E o questionamento é:

E se os "heróis" existissem?

PEGAELLLLL???


Eu fiquei uma boa hora pensando ontem, e hoje eu também me surpreendi em um momento de vagabundisse pensando nisso. É que essa é uma questão complexa! Como as autoridades atuariam no caso de um vigilante prender um bandido procurado há muito tempo? A justiça seria feita com o bandido? Ele seria julgado? E se fosse solto por "falta de provas ou um testemunho"? Os policiais gostariam de ver um "herói" trabalhando, ganhando a moral e o respeito da população, enquanto eles ficam com a fama de corruptos (oi? Batman?)? O "herói" aceitaria as falhas da justiça, ou cagava prá isso e fazia justiça com as próprias mãos em seu próximo trabalho? E o mais interessante, que as HQs quase nunca tratam do assunto: qual a definição exata da palavra "herói"?

Vamos excluir os possíveis "Drs Manhattans" da vida, que teriam poderes extraordinários. É o que eu sempre digo: se o Superman fosse da Marvel ele já tinha dominado a Terra... o ruim é que o Capitão América ia dar um jeito de matá-lo. Mas não é isso, eu tô falando do Batman, do Homem de Ferro, do Rorschach, do Comediante. Homens normais, que dão a cara a tapa (ok, nem tanto, existem as máscaras... mas vocês entenderam) prá prender vagabundo...

Imaginem um cenário brasileiro: ladrão de galinha é fácil de condenar. Mas e se um desses "heróis" perseguissem um figurão estelionatário por aí? O que seria e o que sentiria um "herói" em um país que a justiça tarda E falha prá caralho?

Péraí! E se a gente já ouviu falar de um "herói" assim?
Que tal? Os "heróis" existem! E eles com certeza falham mais que eu e você. Juntos! E fazendo força prá errar! E o que é mocinho prá uns, é bandido prá outros. Querem outro exemplo?

Cada qual com seu cada qual, e cada um com a sua opinião, concordam?


Agora, só comentando um pouquinho do filme (hehehe). CARALHO! As referências históricas no início do filme (bem boladas, por sinal... eu viajei!!!), a trilha sonora maravilhosa, os efeitos especiais na medida certa, a personalidade doentia do Rorschach, os lindos olhos da Silk Spectre (só os olhos?), a indiferença do Dr. Manhattan... e a estória que é inteligente prá cacete... valeu o ingresso, na boa!

O que? Você acha que eu ia contar alguma coisa mais específica do filme? Tá louco? Corre pro cinema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!