terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dos países que vão à Copa 2010: África do Sul

É, povo, tá difícil ficar escrevendo aqui direto. Muita coisa prá fazer, mesmo eu estando, diria... em "férias forçadas"... mas eu vou tentar ir atualizando as coisas aqui com o tempo. E tentar voltar a gravar o "Que Time é Teu?" com a ruiva, né? Pessoal já tá reclamando...

Mas vou começar uma série nova no blog, intitulada "dos países que vão à Copa 2010". Vou escrever rapidamente sobre alguns países (não todos, não se esqueçam da preguiça prá escrever) que estarão no Mundial que vai rolar na África do Sul esse ano. E prá começar, nada melhor que falar da seleção anfitriã!

Esportivamente falando, a África do Sul não é conhecida pelo seu futebol, que passa longe de ser estonteante, mágico, ou qualquer adjetivo que o valha. Nem é uma das principais forças do continente africano, mas conseguiu sediar uma Copa do Mundo porque a FIFA cismou que tinha que levar uma Copa para a África. E o único país que talvez tenha condições de receber uma Copa no continente é a África do Sul. Talvez o Egito também tenha condições, mas essa é uma questão discutível.


O time é esse aí, e eu não sei a escalação. lol

A África do Sul é muito forte no rugby, aquele esporte que você joga com uma bola oval e fica fazendo carinho no adversário que nem no futebol americano, só que sem proteção... ou seja: o pau ronca sem cerimônia!

Enquanto o rugby é o esporte preferido dos "brancos", os "negros" preferem o futebol. Sim, não podemos esquecer que a África do Sul até pouco tempo atrás vivia sob o regime do apartheid, uma lei aprovada em congresso que separava negros e brancos. Falei sobre isso neste texto sobre Nelson Mandela em meu blog "sério". Passem lá, o texto ficou bom [/jabá]. Não que os negros apenas acompanham o futebol, há uma mistura de gostos... mas a maioria dos negros curte mais o futebol do que o rugby.

Lá muitos são mineradores, trabalhadores que passam grande parte da vida buscando riquezas para os outros. Por isso aqueles chapéus que eles usam na arquibancada, cheios de bandeirinhas, coisas penduradas... uma zona festa! Isso sem contar as vuvuzelas, aquelas trombetas do inferno!

Sim. Acostume-se com elas. É, eu sei. É chato.

Mas faz parte da cultura do povo sul-africano que gosta de futebol. Durante a Copa seus ouvidos vão cansar mais de ouvir o Galvão falando das vuvuzelas do que as próprias vuvuzelas. Então não reclame. Se você é uma pessoa que curte e acompanha a Copa toda (eu procuro ver todos os jogos que posso), lá pela segunda rodada você já estará anestesiado.

Quanto ao time, como eu já disse a bola lá não rola tão redonda assim. Eles estão no Grupo A, com México, Uruguai e França! Vai ser difícil passar da primeira fase, ainda mais depois que demitiram o Joel.

Aliás, Joel "Prancheta" Santana foi um capítulo à parte no futebol sul-africano, com sua boa vontade em aprender o inglês (idioma local) para poder se comunicar melhor com os jogadores, mas com aquela pronúncia de uma criança de 5 anos fazendo sua primeira aula no cursinho da esquina. Muita gente zuou (eu inclusive), mas eu queria ver vocês no lugar dele...

Hoje o treinador é o Parreira, que treinou a África antes de Joel, no começo da preparação do time prá Copa 2010. Conhecendo o Parreira, a gente sabe que ele nem vai tentar tirar leite de pedra e a Copa, assim como em 2002, será "neutra".

É isso. No próximo texto eu falo de qual seleção, hein? Diz aí nos comentários, deem uma idéia, valeu?


3 comentários:

  1. Quem quiser saber mais sobre a relação do povo sul-africano com o rugby, recomendo meu texto: "Um time, um país". O povo elogiou na época, deve ter ficado bom.

    Sobre a Seleção da foto, o único atleta branco é o Booth. Os outros eu não sei os nomes.

    Uma curiosidade: até 2006, TODOS os anfitriões passaram da primeira fase na Copa do Mundo. Até mesmo a Coréia do Sul e o Japão. Será que a África do Sul consegue?

    Eu particularmente to torcendo por eles.

    Sugestão de país pra falar: Argélia. Só conheço a bandeira, a localização no mapa, e a capital. hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Eu pessoalmente curto estorias edificantes como a do Drogbba ter parado a guerra civil em seu pais.
    Portanto fale dos paises com estorias legais lá dos confins do leste Europeu, ou dos paises que sei-lá-por-que cismam de disputar tipo Egito e Irã

    ResponderExcluir
  3. dunga leve o neymar para copa do mundo 2010

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!