segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sono tutti buona gente

O italiano é engraçado. É um povo festeiro, comilão, meio surdo. Adoram uma boa massa (o molho é feito separado e colocado na hora de comer) acompanhada de um bom vinho ao som da Tarantela.

Italiano adorar rir, contar casos engraçados e sacanear portugueses. Sim, rola uma certa rixa. E, como não poderia deixar de ser, rola uma certa identificação de minha parte com a famosa "bota". Sim, meus caros, além de eu ser um cidadão italiano (esqueçam o Cabral, meu sobrenome paterno é italiano), confesso que eles são donos da bandeira com a combinação de cores mais linda do mundo! Além da cidadania italiana proporcionar uma coisa que só os ítalo-brasileiros podem bater no peito e falar: " - Sou NOVE vezes campeão do mundo!"

Já rola aquela identificação com as cores da bandeira tricolor, bem acompanhada então...

Os italianos adoram futebol, e alguns Itália X Brasil já causaram alegrias e tristezas de ambos os lados. Se em 94 Baggio deu aquele bicaço prá fora selando o tetra tupiniquim, tem muita gente que chora pitanga até hoje por causa de 82 (eu não!). Convenhamos que em 70 não tinha jeito, né mesmo? Isso sem contar dos inúmeros craques brasileiros que já jogaram no calcio, o campeonato de futebol deles...

Outra coisa que italiano sabe fazer bem é jogar vôlei (ainda que o time masculino de hoje esteja mais interessado em sair bem na foto do que jogar bem), os caras tem uma liga bem estruturada. Coisa de primeiro mundo. Se bem que "coisa de primeiro mundo" mesmo é a jogadora de vôlei Francesca Piccinini...

Coidelôco! *-*

Espetáculos femininos à parte, a Itália tem todo um romantismo, um charme que só uma das mais antigas culturas européias pode proporcionar. Roma já foi o destino de todos que tinham boca, berço da República, capital do império Romano. Nas terras da "bota" renasceu o comércio, as grandes navegações eram bancadas por Gênova e Veneza, o pensamento renascentista inspirou obras de arte fantásticas e que são cultuadas até hoje.

A Itália é a terra de Leonardo, Rafael, Michelângelo, Donatelo e Mestre Splinter. Dos mafiosos sicilianos. Se não fosse a Itália, teríamos "O Poderoso Chefão"? Também foi a terra do fascismo (sim, nada é perfeito), o nacional-socialismo exarcebado motivado pela unificação tardia. Do Coliseu, onde os católicos derramaram o próprio sangue mas não deixaram de lado a palavra de seu Cristo. Terra dos canais de Veneza e da Torre de Pisa. DA PIZZA! Do canelone! Do panetone! (#gordomortadela)

Os italianos que vieram para o Brasil ao final do séc. XIX e início do séc. XX ajudaram a construir parte do país, e seus descendentes também adotaram o Brasil como pátria amada. Talvez por isso essa proximidade, esse carinho pela Itália (pelo menos eu tenho e conheço um monte de gente que tem também!). É um país que eu quero conhecer, afinal de contas, sou um cidadão de lá. Mas morar não... só conhecer... quem sabe um dia, né?

É isso. A viva a Itália!

2 comentários:

  1. Achei o texto muito bom. Me identifiquei com várias paradas, também gosto muito da Itália!

    Vou provar:

    Fratelli d'Italia!
    L'Italia s'è desta!
    Dell'elmo di Scipio
    s'è cinta la testa!

    Dov'è la Vittoria?
    Le porga la chioma
    Che schiava di Roma
    Iddio la creó!

    Stringiamoci a coorte,
    Siam pronti alla morte,
    siam pronti alla morte,
    l'Italia chiamò!

    Stringiamoci a coorte,
    siam pronti alla morte,
    siam pronti alla morte,
    l'Italia chiamò, sì!

    Pois é, além do hino, até "un po' d'italiano" eu sei. E é nisso que vai minha única correção ao texto, no título: "Sono tutti buona gente". "Tutti", plural de "tutto".

    Saudações Tricolores!
    (daquele que ainda acredita no milagre...)
    PC

    ResponderExcluir
  2. Culpa do Google, PC, e da minha preguiça, porque meu pai faz curso de italiano, ele saberia me corrigir.

    Mas valeu, já tá arrumado!

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!