quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Um diploma na mão e uma vontade na cabeça!

Peguei meu diploma!!!

Vocês não estão entendendo... PEGUEI MEU DIPLOMA!!!

E daí, né? Já tinha colado o grau mesmo... mas o diploma é o símbolo, não sei explicar o porquê da importância daquele pedaço de papel. É apenas um pedaço de papel, eu poderia até arrumar emprego com um certificado digitado pela secretária da faculdade. Mas o negócio é o papel!

Foram 4 anos ralando. No início, no primeiro ano-e-meio, eu não conseguia emprego prá ajudar a pagar a faculdade. Mas pelo menos estudei muito. Aproveitei prá aprender muita coisa e, principalmente, perdi o medo de falar em público. Depois, quando arrumei o emprego, ajudei minha mãe, que também recebia uma ajudinha das minhas tias, irmãs do meu pai. Já viram que esse diploma não é só uma realização minha, né? Até o final do texto vocês vão entender a importância dele, espiem só.

Fiz amigos e amigas em sala. Perdi amigas em sala. Ajudei, briguei, dei dicas, discuti, recebi ajuda, recebi dicas, fui motivado, quase entrei em pânico, dormi em sala de aula porque tava caindo de sono, deixei o(a) colega do lado dormir e depois emprestei o caderno prá ele(a) copiar. Levei bronca da Irene, porque o texto tava muito fraco. Fui compreendido pelo Paulo Célio porque, enfim, eu tava trabalhando. Aliás, deixa esse parágrafo prá lá, quero agradecer e pedir desculpas a um por um de todos que me ajudaram de alguma forma:

- Mãe, obrigado por tudo. Só a senhora, assim como eu, sabe o valor desse pedaço de papel.

- Tia Dílvia e tia Dalva, obrigado pela ajuda financeira e pelo apoio moral. Além das palavras de motivação, vocês duas são meus exemplos de pessoas esforçadas e inteligentes...

- Pai, foi mal aí se eu fiz o senhor deixar de jogar umas duas mil partidas de paciência spider só prá que eu terminasse de digitar um trabalho no computador...

- Paulo Célio, valeu por todas as aulas, por manter meu encantamento pela História Antiga e pelas aulas de História do Brasil, que eu nunca fui muito fã, mas você mandava bem pacas!

- Cacá, valeu pelos filmes, valeu pelas aulas de História Moderna e pelo exemplo. Largar tudo prá virar professor já "velho" não é prá qualquer um...

- Irene, valeu pelas broncas, pelas lições de moral, pelos papos "viagem" em sala de aula e pelos mil fios de cabelo perdidos... ¬¬ ... mesmo assim, se não fosse você, eu continuaria sendo uma toupeira acadêmica...

- Juju e Tatita, obrigado pela amizade... e Juju, desculpa pelas farpas... eu tava uma pilha naquele final de curso... pelo menos nós voltamos a nos falar, mesmo que você não me responda às vezes no MSN... ¬¬

- Tati, Talita e Thaís, obrigado por tentarem me fazer rir até quando a coisa tava monstruosa pro meu lado...

- Val e Ana Paula, desculpa pelo aluguel do ouvido (e vocês sabem do que eu tô falando)... e obrigado pela ajuda sempre valiosa. E Val, valeu pela régua, pela borracha, pela tesoura, pelo grampeador... rsrs

- Ludi, você em sala era minha motivação: "Aquela magrinha ali tá quase dormindo na cadeira, trabalhou prá cacete o dia todo, e eu tô de frescura querendo ir embora? Não, vou continuar em sala também!"...

- Markim, valeu pelos filmes, pelos cds, pelas cópias, pelo empréstimo do fogão naquele domingo em Resende e pelo ouvido também...

- Apesar de todos os pesares, Pri, obrigado pelas dicas de como se portar na frente de uma classe, pelos dias estudados juntos, pela guarita naquela noite depois do churras na casa da Silvinha e pela sensatez em tratar de alguns assuntos...

- Tânia, obrigado pelas palavras doces quando tudo estava quase indo pro brejo...

- Antonio Marcelo, obrigado por aceitar aquele TCC mal-escrito, mirrado e sem muitas fontes... e obrigado pelas dicas dos sites porretas prá pesquisa histórica...

- Xuxu, obrigado por ser gostosa (ué, tem que ter uma gostosa na sala, né não?)...

- Ricardo, comandante! Valeu pelo desconto na mensalidade da van no último ano, quando eu disse que ia tirar do dinheiro da van prá ir namorar, porque a grana tava curta... e você me ajudou...

- Carol, desculpa, e você sabe o que é. Sim, a busca pelo diploma também tem parte da culpa... e foda-se se você quer me ver morto debaixo do trem , você sabe o quanto me ajudou com certos "problemas" que eu tinha na faculdade, mesmo estando longe de mim e sem nem me conhecer pessoalmente... obrigado por tudo...

- Meus amigos e amigas que ficaram no vácuo quando eu fiquei estudando e não saí prá beber: Magrelo, Vivi, Fabrício, Tim, Diego... e valeu pela paciência quando eu começava a falar de História, já bêbado...

É isso... esqueci alguém? Acho que não... ah! Esqueci sim, mas estas pessoas eu já agradeci pessoalmente pela ajuda, e tenho certeza que elas não gostariam de ter o nome publicado aqui no blog (nem posso publicar, acreditem...).

Ah! A vontade na cabeça, né? Dar aula, uai!

3 comentários:

  1. Parabéns por ter pego o canudo UI!

    Eu desisti de tal feito. Não sou uma pessoa acadêmica. E para viajar pela América Latina não é preciso diploma de nada :P

    ResponderExcluir
  2. Aê, o diploma, aquele canudo canastrão que tira tanta gente do sério.
    Ainda consigo o meu, em breve. E dá um trabalho mesmo, e olha que estou na metade do meu curso apenas, a fase mais osso duro ainda está por vir, com a monografia e os estágios (e fazer tudo enquanto tenho umas 300 horas-aula por semestre – ou mais – , em média). Mas vou conseguir...
    Parabéns Vinícius, mas já sabe que depois dessa fase, a ralação não pára. Mas já foi uma etapa conquistada. O jogo está salvo até aí...
    Ah, adoro paciência spider...

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS!!! Eu sei exatamente o que significa aquele papel, que não é um pedaço de papel apenas. Nunca diga isso, porque mesmo que você possa arrumar emprego com declaração, é ele que faz você e seu esforço serem reconhecidos pelo MEC como merecedores do título. É uma conquista sua e merece toda pompa nessa ocasião. E sempre me comovo quando vejo agradecimentos, viu? Achei lindo. Pode ter certeza que sua família muito se orgulha e eu tenho certeza que logo você vai me contar que tá dando aula. Até porque este país merece muito professor motivado como vc.

    Beijo grande e parabéns de novo. Essa vitória é toda sua =)

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!