sexta-feira, 6 de março de 2009

Os 7 pecados capitais do (e no) Twitter

Segundo a Wikipédia (não vou procurar em outro lugar, tô pecando preguiçosamente já no início), na visão cristã o pecado capital é aquele merecedor de punição, diferente dos pecados brandos, que não necessitam de confissão e pagamento de penitências.

São eles, conhecidos mundialmente e praticados todo dia por 99,9% da população mundial (rá, te peguei, né?): vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria.


Os 7 pecados, segundo Bosch. (gênio!)


O Twitter todo mundo conhece, né? É aquela ferramenta de microblogging que toma seu tempo diário com conversa fiada, links interessantes e qualquer outra coisa que você consiga fazer com o bichinho. Eu devo ter, mais ou menos, uns 10 meses de Twitter, e dia desses eu tava pensando sobre os pecados capitais que esse povo comete ao usar a ferramenta. Claro que isso virou motivo prá mais um post sem graça.

Então vamos aos pecados:

Vaidade:

"Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos."

Seria a descrição perfeita do
Vitor Fasano, se não fosse um fake. Mas tem muita gente no Twitter que adora mostrar o que tá fazendo, só prá demonstrar algo que, sinceramente, muita das vezes não é de interesse de ninguém. Não vou citar nomes, mas todo mundo segue um (ou mais) vaidosos, às vezes nem precisa puxar pela memória.

Inveja:

"Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra."

Preciso comentar dos invejosos do Twitter? Seja cagando goma por causa do número de seguidores, seja reclamando dos imbecis que bradam aos 4 ventos a tal da meritocracia informal da internet. Sim, porque se você reclama de alguém só porque ele twitta que "já passou dos mil seguidores", é porque você tá com inveja dele, só pode!

Ira:

"Ira é um sentimento mental e emotivo de conflito com o mundo externo ou consigo mesmo, que controlamos pouco e manejamos pior ainda, deixando-nos fora de nossas ações."

Quantos já usaram o Twitter prá desabafar sobre alguma merda do dia, demonstrando toda a ira contida no coração? Uma dica: se você está puto com algo que ninguém (entre seus seguidores) entende o que é, não leve isso pro Twitter, por favor!!! E os que caem de pau em cima de alguém, ou algo entre os twitteros? É engraçado (às vezes), sabia? Talvez esse seja o pecado mais presente no Twitter, sério mesmo!

Preguiça:

"A preguiça pode ser interpretada também como aversão ao trabalho, negligência, indolência, morosidade, lentidão, pachorra, moleza, dentre outros."

Twittero que passa dias sem atualizar sem ter motivos maiores vai pro inferno! (hahahaha). Sério, aquilo vicia tanto em escrever, quanto prá ler. Tem muita gente que é bom de seguir porque compartilha links geniais, mas tem gente que não linka nada, mas é engraçado seguir (vide os fakes que infestam o espaço!). Por isso, twitteros, principalmente os que eu sigo, não deixem de atualizar!

Avareza:

"É o medo de perder algo que possui."

Descrição simples, até porque eu não preciso ir muito longe prá explicar. É o tal do mimimi quando perdem seguidores. Tem gente que nem liga mais prá isso, porque a graça mesmo é botar lenha na fogueira sempre, mesmo que isso floda (isso é um trocadilho) o Twitter dos outros. E discussão às vezes faz crescer o número de seguidores. O que o pessoal não aguenta é twittada chata, aí depois não adianta ficar de mimimi.

Gula:

"O pecado da Gula representa o desejo insaciável do ser humano de ter sempre mais do que já tem e precisa."

É a busca insaciável por seguidores. O cara sai dando follow em todo mundo, na esperança de ver seu número de seguidores crescer. Mas pior que isso é aquele que segue, depois deixa de seguir. Puta sacanagem, né? Mas esse com certeza é mais vaidoso que glutão, podes crer!

Luxúria:

"A luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material."

Eu ia explicar esse pecado no Twitter linkando duas ou três recentes listas de twitteros(as), mas prefiro ficar quieto, até porque quem acessa isso aqui e usa o Twitter já sabe exatamente do que eu tô falando. Mas nesse caso da luxúria também é aquela coisa de "fulaninho(a) que é da TV tal me segue!", ou então "o(a) blogueiro famoso(?) Miss Cangaíba me segue!", ou então o "pelo twitter eu converso com fulano que é isso, aquilo... blábláblá!". Vocês entenderam, né?


A verdade é que todo mundo já pecou um pouquinho (ou muito) via Twitter. Eu, por exemplo, escrevendo agora o post, observei que eu já cometi TODOS os pecados, em maior ou menor grau. Não tem conversa: usa o Twitter, é pecador!

E tenho dito! E espero que quem venha a ler estas malfadadas linhas não seja preguiçoso e COMENTE!

3 comentários:

  1. Acredito que também já tenha cometido todos esses "pecados" Twittanos, com exceção do último. Portanto, quase todos - em maior ou menor grau.

    E, falando nisso... Achei o link desse post lááá no seu Twitter. Porque sim, eu clico nos links enviados! Hahaha


    Abç

    ResponderExcluir
  2. "O cara sai dando follow em todo mundo, na esperança de ver seu número de seguidores crescer. Mas pior que isso é aquele que segue, depois deixa de seguir."
    Bemmmm comum e é o que mais me irrita...
    Estou no twitter a pouco tempo, mas é viciante mesmo. Pena que estou sem muito tempo livre...

    Abraços

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!