segunda-feira, 10 de maio de 2010

Grandes Clássicos do Cinema-Porradaria

Daí que eu cresci vendo filme de porradaria. Nossos pais não tinham medo de transformar seus filhos em matadores e brigões profissionais (até mesmo porque ele cresceram vendo faroeste e ninguém virou bandido matador por causa disso), por isso dinheiro prá ir pro cinema nós tínhamos!

(e quando eu digo "nós tínhamos" eu me refiro ao povo nascido na década de 1980, ou quem por ventura nasceu antes e tinha esse hábito, viveu essa época, ok? Mas como até o fim da década de 1980 estes filmes passavam direto-e-reto na TV, muitos já viram os mesmos...)

Então eu resolvi listar os 5 maiores clássicos do cinema-porradaria da minha juventude. Aqueles filmes que te dava vontade de ver diversas vezes porque, convenhamos, as brigas eram legais demais! E lembrando: são filmes que EU VI... pode ter filme melhor? Pode, mas se não está aí, é porque eu não vi, ok?

E sem mais delongas, vamos aos tais:

5 - Karatê Kid:

Vão fazer um remake, né? Nem quero ver! E antes fizeram um filme com uma menina, também treinada pelo sr. Miyagi (foi? não vi o filme). Tirando estes deslizes, temos uma trilogia bem legalzinha. Na época a molecada queria aprender karatê de qualquer jeito. Eu preferi judô,
como eu já expliquei nesse post. Mas mesmo assim eu curtia de montão!

A fórmula "ianque panaca aprende se defender com sábio japonês" funcionou tanto que alguns filmes de porradaria posteriores copiaram a fórmula, com algumas variações. Quanto a cena mais legal, é indiscutível o golpe da garça no final do primeiro filme... mas eu também acho bem legal o final do terceiro.

O vídeo tá sem legenda, mas eu acho que nós já vimos isso tantas vezes na Sessão da Tarde que nem precisa de legenda, né mesmo?


4 - Retroceder Nunca, Render-se Jamais:

Clássico que trouxe Van Damme fazendo papel de malvadão pela primeira vez. E o filme também é a estréia de Van Damme na telona em um personagem com destaque na trama. Legal é que o mocinho treina com o espírito do Bruce Lee (vivido pelo Brandon Lee ator Tai Chung Kim) prá enfrentar o Van Damme no final.

Também teve uma continuação, mas... melhor esquecer...


3 - Braddock:

Favor não confundir com o boxeador James Walter "The Cinderella Man" Braddock, que teve sua vida retratada em 2005 num bom filme chamado "A luta pela esperança". Recomendo, mas não é dele que eu tô falando, e sim dO Mito! Chuck Norris tem uma tarde sonolenta e resolve invadir o Vietnã prá salvar soldados americanos que estão prisioneiros dos vietcongs.

O resto é morte e sangue. Prá dizer a verdade o filme não tem muita porradaria, mas é um clássico... e, sincera e honestamente: eu não posso deixar de fora um filme que tem essa cena abaixo!


O Mito em ação. lol


2 - Rock:

Quando eu fiz um post falando sobre as
5 melhores cenas do cinema 1980's, eu incluí duas cenas de dois filmes citados aqui neste post: Karatê Kid e Rock. Não é falta de criatividade, entendam bem... nem falta de opção. É que eu realmente gosto dos dois filmes.

Ou melhor, das duas séries, pois nestes dois casos não estamos falando de apenas um filme, mas sim da série. No caso do Rock eu considero até o terceiro filme clássico. Depois virou caça-níquel.

E se você quiser ver cena, serve a que tá no post likado acima. Se o vídeo ainda estiver liberado... =P

1 - O Grande Dragão Branco:

Na minha mui modesta opinião (que não vale um tostão furado), o clássico dos clássicos da porradaria! Van Damme chutou bundas e virou astro (mesmo sem atuar, conforme alguns críticos).

O legal dessa filme não são só as lutas do Van Damme, mas sim todas as lutas do Kumite, o torneio secreto que o personagem Frank Dux participa. É tipo um "vale-tudo" com uma cacetada de lutadores dos mais variados estilos de luta.

Teve duas continuações, sem o Van Damme, mas com boas cenas de luta, e a estória era quase a mesma do primeiro filme. Vi só pelas lutas.



Bom, é isso! Inté!


Um comentário:

  1. Vinicius pra variar teu gosto cinematografico é parecido com o meu, mas ai tu dá uns delizes e ofende minha inteligencia.

    Porra, Bradock não é porradaria é guerra. Se tu considerar como porradaria tem de por "comando pra matar" do Arnald swgatahtwywneger.

    Faltou Patrick Swaize "matador de aluguel"
    Faltou os mais classicos de todos as series de porradaria os filme do Terrence Hill e Bud Spencer cito, "A colina dos homens maus" O Bud Spencer entra no bar prestes a fechar o dono fica enchendo o saco por que quer ir dormir ai o sr Spencer muito calmamente pede um copo de leite e esmaga na mão...toda vez que o dono do bar pede pra ele ir embora ele pede um copo de leite e quebra com a mão.

    E faltou trapalhões cara, aquelas lutas do Didi e Dedê que eles davam uma cambalhota e ficavam os dois encaichados e saiam andando de lado que nem carrangueijo eram fodas.

    ResponderExcluir

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!