sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Viva essa paixão!

Beleza põe mesa?

Olimpíada não é Copa do Mundo. Longe disso. Enquanto a Copa é dividida pelo país inteiro, em várias sedes e disputa-se apenas um esporte (no caso, o futebol), as Olimpíadas são disputadas em apenas uma cidade, em um pequeno espaço, e contam com diversos esportes no programa.

Não é fácil acolher o mundo esportivo em apenas uma cidade. Demanda muito planejamento, uma rede de transportes realmente eficiente não só para atletas mas também para os torcedores, profissionais de imprensa, enfim, todos envolvidos diretamente com os jogos, uma rede hoteleira robusta e investimentos feitos de forma cirúrgica! Precisa-se melhorar aquilo ALI! Gasta-se ALI, e de forma consciente.

Infelizmente nós sabemos que na prática não é assim. Pelo menos no Brasil. O planejamento pode estar perfeito, as deficiências apontadas e os projetos realmente visam melhorias fundamentais, e pode existir toda boa-vontade do mundo vinda de nossos governantes. Mas vai ter gente mamando. E é isso que dói!

Observação: comecei a escrever parte deste texto pela manhã, logo após a apresentação brasileira para o COI. E agora, ao escrever este parágrafo, Rio e Madri foram para a última votação, o resultado já saiu mas será divulgado somente às 13h30... agora são 12h52 e eu em juízo vos digo: Rio será a cidade-sede das Olimpíadas de 2016!

Eu queria destacar alguns pontos da apresentação do Rio... coisas que eu vi agora de manhã:

- Lula falou bem. Tá, eu sei, "Lula" e "falou bem" são duas coisas impensáveis em uma mesma frase (por causa da língua presa e de alguns erros de português do nosso presidente), mas o que eu quero dizer é que ele usou as palavras certas. O esperado de um presidente empenhado em trazer os jogos para seu país. Alguém no Twitter (não lembro quem, desculpem) disse que a candidatura brasileira está fazendo "terrorismo econômico". Tá certo! Temos que usar as armas que temos...

- O vídeo em que os atletas de várias nacionalidades andam pelos pontos turísticos e ruas do Rio, saudados pela população e no final formam os anéis olímpicos nas areias de Copacabana foi DE ARREPIAR!

- Na Globo os âncoras do "Bom dia Brasil" me colocam a Mírian Leitão prá fazer um breve comentário sobre a situação do Brasil na votação. Foi uma coisa meio constrangedora, algo assim: "OBrasiléumaeconomiaforteeemergentedecomérciopunjanteepovoacolhedor." Assim mesmo, sem sequer tomar fôlego. E ela vai falar bem do governo brasileiro?

===

Bom, são 14h01 e saiu a decisão. Rio 2016. Tomara que as autoridades tenham consciência nos gastos (sonhar não custa nada) e que um tal de "espírito olímpico" ajude o povo e os governantes do Rio a fazerem as coisas certas.

É isso... e por favor, vão encher o saco de outro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguinte: essa bagaça é moderada, mas não tenha medo de comentar. Mas se você xingar a mãe alheia (principalmente a minha) eu dificilmente vou aprovar seu comentário.

No mais, senta o dedo nessa porra!